Translate

Menu

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CAIXA DE CHÁ COM DECOUPAGEM

CAIXA DE CHÁ II

Esta é a segunda caixa de chá com decoupagem que posto em meu blog. Não apenas o modelo da caixa e o guardanapo é diferente da anterior, mas a técnica sofreu pequenas modificações no modo de colagem do papel. Confiram no passo-a-passo.
DECOUPAGEM; DECOUPAGE; CAIXA DE CHÁ MDF
MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Caixa em MDF para chá
  • Guardanapo para decoupagem com o tema de chá ou outro a seu gosto
  • Lixa fina para madeira.  
  • Tinta latéx ou acrílica na cor branca   
  • Tinta acrílica na cor desejada (eu usei a cor amarelo pele)
  • Tinta dourada para dar acabamento ao trabalho
  • Cola branca extra forte rótulo azul
  • Um pincel fino e outro largo
  • Um rolinho de espuma
  • Recipiente com água para lavar os pinceis
  • Tesoura ou estilete
  • Plástico grande, jornal ou outro material para forrar a mesa de trabalho. Eu uso uma velha cortina do tipo blackout que guardo para estas ocasiões
  • Pedaço de pano de limpeza
  • Um pedaço de saco plástico (limpo e seco)
  • Chave de fenda
  • Verniz acrílico a base de água
  • Feltro adesivo (basta uma unidade na dimensão 3x3 cm cortado em quatro.)

PASSO A PASSO:

  1. Forre sua mesa de trabalho ou bancada com plástico ou jornal.
  2. Tire as divisórias de dentro da caixa.
  3. Com a chave de fenda, desparafuse a tampa e guarde os parafusos com cuidado para não perder.


  4. Lixe a caixinha tirando as rebarbas e irregularidades da madeira.
  5. Limpe bem com o paninho, tirando toda a poeira e pó da madeira.
  6. Passe duas demão de tinta branca com o rolinho de espuma em toda a caixa, intercalando um período entre elas para secagem. Se você for do tipo apressada (como eu) use um secador de cabelos para agilizar o processo.
  7. Como a cor do fundo do meu guardanapo era creme bem clarinho, foi a cor que usei para pintar toda a caixa, mas precisei clarear um pouco mais acrescentando tinta branca.
    Passei duas demão de tinta, para ficar com uma cobertura bem uniforme.
    Você pode usar a cor de sua preferência, escolha alguma que tenha a ver com o guardanapo escolhido. Mas é importante lembrar que a cor de fundo não pode ser escura, senão o desenho do guardanapo irá ficar apagado. 
    ATENÇÃO: Cuidado ao pintar internamente para não obstruir as ranhuras que receberão as divisórias. Uma opção é não pintar o interior da caixa, deixando a madeira natural. Eu acho que o acabamento fica melhor pintando ou colando algum papel.
  8. Abra o guardanapo escolhido sobre uma superfície. Normalmente, a mesma figura se repete por quatro vezes. Dependendo do tamanho do trabalho você irá usar apenas uma parte do papel. 
  9. Escolha a melhor forma de dispor as figuras na caixa.
    Brinque com os desenhos antes de colar, até escolher a disposição que mais lhe agradar.
  10. Recorte as figuras com a tesoura ou com as mãos. Preferi rasgar com as mãos para ficar irregular e não realçar as bordas do papel após a colagem.
  11. Separe as camadas do guardanapo com cuidado. São três camadas bem finas e frágeis. Você irá usar apenas a que contem a estampa.
  12. Hora de colar o guardanapo na caixa: Método I: A técnica que usei em minha outra caixa de chá consistia em passar com um pincel largo a cola diluída a 50% sobre a superfície escolhida. Depois era só colocar a figura em cima com cuidado para não rasgar e enrugar muito. Método II: Hoje vou ensinar um jeito diferente, mas que também dá um bom resultado. Posicione o guardanapo sobre a área onde será colado.
    Com um pincel largo e macio passe a cola diluída a 50% 
    (metade cola e metade água) por cima do guardanapo.
    Comece pelo centro e vá para as bordas, sempre com movimentos suaves até cobrir todo o guardanapo.
     
    Você deve escolher o método que melhor se adapta ao seu estilo de trabalhar.
  13. Retirando as rugas e bolhas: Hora do “pulo do gato”, um pequeno truque com um grande resultado que muitas vezes não é repassado: Sobre o guardanapo ainda úmido de cola, coloque aquele pedaço de saco plástico que estava separado e com o paninho ou um rolinho de espuma, faça movimentos circulares de dentro pra fora do desenho. Movimentos suaves, porém firmes. Desta forma você irá evitar ou pelo menos minimizar as rugas e bolhas no papel. 
  14. Retire o plástico com cuidado. Deixe secar bem e passe mais uma camada de cola diluída sobre o guardanapo. Espere secar.
  15. Encaixe outras figuras nos espaços que sobraram.
    Caso alguma figura tenha que ser cortada, cole-a primeiro e depois que secar bem use uma lixa fina para raspar o excesso de papel. O resultado final fica melhor que usar tesoura.
  16. Colei o guardanapo na tampa (exterior e interior), e laterais da caixa.
    Ao colar as figuras no lado interno da tampa tome cuidado com a posição para não ficarem de cabeça para baixo ao abrir a caixa.
  17. Com a tinta dourada e o pincel fino faça o contorno na tampa, no interior da palavra chá, na base da caixa e faça algumas linhas sinuosas saindo de algumas xícaras simulando o vapor do chá. Apenas para fazer um bonito contraste com o resto da caixa. Deixe secar.
  18. Não deixe de escolher um local para a sua assinatura.
  19. Hora de finalizar o trabalho com o verniz acrílico. Passe pelo menos duas camadas, sempre intercalando secagem.O verniz é de suma importância para proteger o trabalho e facilitar futuras limpezas na caixinha. 
  20. Agora é deixar secar bem o verniz, recolocar as dobradiças e divisórias no lugar.

    DÉCOUPAGE, artesanato, decoração, faça você mesmo, chá
  21. Para evitar que a caixa de chá venha a arranhar os móveis, coloque pequenos pedaços de feltro adesivos na parte de baixo.




Prontinho, agora é só fazer um chá e estrear sua caixinha em grande estilo.

Esta eu fiz para presentear uma pessoa muito querida. Espero que ela goste e use bastante. 
DECOUPAGEM

IMPORTANTE: Mantenha a  sua caixa de chá sempre limpa, para isto utilize apenas um paninho úmido. Nunca use material abrasivo sob o risco de danificar a decoupagem.


BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!


Obrigada pela visita!!!


Meu outro trabalho com caixa de chá está no link http://teresacintra.blogspot.com.br/2013/07/decoupagecaixa-de-cha-ha-muitotempo-que.html. Veja a foto abaixo:

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!