Translate

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

BOLO PÃO DE MEL

Pão de mel possui origem européia e consiste em um doce à base de mel, farinha de trigo, chocolate, especiarias (canela, cravo, noz moscada, gengibre), ovos e manteiga. Apesar de levar nome de pão, não é feito com o fermento biológico próprio para pães, e sim bicarbonato de sódio.
Mais hoje eu irei postar uma receita que é uma variante do Pão de Mel, vou fazer um Bolo Pão de Mel. O bolo pão de mel é mais macio  e menos seco que o pão e cresce bastante, pois sua fórmula, além de conter mais ovos, leva fermento químico em pó (específico para bolos) que se junta ao bicarbonato de sódio, deixando a massa mais leve e fofa.
A apresentação do bolo pode ser como bolinhos individuais ou um bolo grande e único.
O bolo maior poderá ser recheado ou não, mas lembre-se que a massa fica bem macia e leve, não suportando grandes volumes de recheio. Use apenas uma fina camada para fazer a colagem das duas partes e deixar o bolo um pouco mais úmido.
Esta receita é maravilhosa, uma verdadeira delícia.

A minha cozinha ficou super cheirosa durante todo o seu preparo, estimulando a curiosidade e apetite de todos. Calma gente, ainda está assando!!!! kkkkkkkkkkkkkk. Se eu não tomasse conta, iriam comer ainda quente, sem cobertura nenhuma. kkkkkkkkkkkkkk.
Os ingredientes são fáceis de encontrar. É provável que você os tenha em casa. Quer a receita? Então vamos lá:

INGREDIENTES PARA O BOLO PÃO DE MEL: (todos os ingredientes em temperatura ambiente)
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xíc/chá de açúcar mascavo
  • 1 xíc/chá de leite
  • 1 xíc/chá de mel
  • 1/2 xíc/chá de óleo ou 3 c/sopa de manteiga
  • 1/2 xíc/chá de chocolate em pó
  • 2 c/sopa de leite em pó
  • 1 c/sopa de especiarias para pão de mel (ou 1 c/sobremesa de canela em pó + 1/2 c/chá de cravo moído + 1/2 c/chá de noz moscada + 1/2 c/chá de gengibre em pó)
  • 1 c/chá de essência de baunilha
  • 3 xíc/chá de farinha de trigo
  • 1 c/sobremesa de fermento químico em pó
  • 1 c/sobremesa de bicarbonato de sódio
MODO DE PREPARO:
  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Na batedeira, em velocidade alta, bata bem os ovos inteiros com o açúcar.
  3. Passe a velocidade para baixa e vá acrescentando o leite, o mel, o óleo, o chocolate (misture um pouco com a colher para não levantar o pó), as especiarias e a essência de baunilha. Dica: a vantagem de usar as especiarias separadas, e não a específica para pão de mel, é que você pode balancear as quantidades de acordo com o seu gosto pessoal. Eu fiz a minha própria mistura e coloquei um pouco mais de canela e menos de cravo. Também não usei o gengibre em pó.
  4. Desligue a batedeira e junte a farinha peneirada aos poucos, mexendo manualmente com uma colher ou fouêt.
  5. Por último coloque o fermento e o bicarbonato também peneirados. Mexa bem com a colher ou fouêt.
  6. Colocar em forminhas individuais ou uma única forma maior. A forma deve estar untada com margarina ou manteiga. Não enfarinhar. Encha até a metade da forma, pois a massa cresce bem. Dica: Se você tiver optado por forminhas individuais, coloque-as sobre um tabuleiro (sem água) para levar ao forno. 
  7. Assar em forno pré-aquecido de 180 a 200ºC. O tempo irá depender do tamanho da forma escolhida. O importante é não assar muito para não ressecar. Faça o teste do palito. O tempo pode variar de 25 a 35 minutos.
  8. Desenforme ainda morno e espere esfriar sobre uma grade.

  9. Prepare a cobertura para os bolos individuais e para o bolo maior. Veja abaixo as receitas sugeridas.
  10. Finalização dos bolos individuais: Cubra os bolinhos com a cobertura de chocolate.  
    Coloque os bolinhos em um tapetinho de silicone ou sobre papel manteiga (importante que tanto o tapete de silicone como o papel manteiga esteja sobre um tabuleiro ou bandeja, para facilitar na hora de ser transportado do balcão para a geladeira e vice-versa.). Leve à geladeira alguns minutos apenas para completar a cristalização do chocolate. Dica: como eles são mais fofos e maiores que o pão de mel tradicional, dá um pouco de trabalho em cobrir.
    Se você quiser uma cobertura mais uniforme e lisinha, use uma forma de silicone um pouco maior que a forma usada e faça capinhas de chocolate para depois colocar o bolo dentro. Como eu não tenho esta forma de silicone, fui no método tradicional e cobri os bolinhos um a um. O resultado final fica mais rústico e grosseiro, mas dá um quê de feito em casa que eu adoro.
  11. Finalização do bolo maior: Corte o bolo no meio, umedeça com uma mistura de leite e chocolate em pó a 50% adoçado a gosto, recheie o bolo com parte da cobertura (opção 2) ou creme de avelã com chocolate (nutella). Eu preferi rechear com nutella. Junte as duas metades e cubra com a cobertura (opção 2).
    Decore a gosto.
NOTA IMPORTANTE:
Eu dividi a massa em bolos individuais e um maior.
Usei 12 formas para pão de mel tamanho nº3 (8 cm de diâmetro) e uma forma de anel com 20 cm de diâmetro. Você pode fazer um único bolo usando uma forma de anel maior ou usar uma forma sem furo no meio. A decisão é sua, o importante é não colocar muita massa na forma para não derramar.

RECHEIO DO BOLO MAIOR (OPCIONAL)
  • Creme de avelã com chocolate (nutella) ou parte da cobertura (opção 2).
OPÇÃO PARA COBERTURA:
OPÇÃO 1 : Ideal para os bolos individuais.
  • 300g de chocolate ao leite derretido (nobre ou fracionado. Não use o hidrogenado).
MODO DE PREPARO:
  1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. 
  2. Se estiver usando o chocolate nobre faça a temperagem. 
  3. Despeje sobre os bolinhos. 
OPÇÃO 2: Ideal para o bolo maior.
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 c/sobremesa rasa de farinha de trigo
  • 2 c/sopa de manteiga
  • 1 c/sopa de nutella (creme de chocolate com avelã)
  • 3 c/sopa de chocolate em pó com 50% de cacau
MODO DE PREPARO:
  1. Misture bem a farinha no leite condensado até dissolver bem. 
  2. Misture os demais ingredientes e leve a panela ao fogo. 
  3. Faça um brigadeiro mole e empregue frio sobre o bolo. 
  4. Pode ser usado também como recheio.
VARIEDADE: 
PÃO DE MEL
Esta receita fica bem macia e fofinha. Para transformá-la em pão de mel tradicional, usar apenas 1 ovo na receita e não colocar o fermento em pó. Mantenha o bicarbonato de sódio e o restante dos ingredientes. A massa ficará mais compacta como deve ser o pão de mel. Mantenha os demais ingredientes e siga a receita como descrito acima. No caso de pão de mel, use forminhas individuais menores ou asse a massa em um tabuleiro grande e corte a massa ao amornar, antes de desenformar. Para isto use cortadores de biscoito ou uma faquinha afiada.

NOVOS SABORES E AROMAS:
Acrescente à massa raspas de laranja

Que tal fazer uma pequena pausa para degustar esta maravilha?
Espero que vocês tenham gostado da receita de hoje e não deixem de fazer.

BOM APETITE!!!

Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!