Translate

Menu

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

BOLO COM RECHEIO DE CREME DE CHOCOLATE BRANCO E MORANGOS

Olá, a todos!
O fim de semana passado foi um pouco movimentado.
Minha sogra fez 81 anos de idade e mais uma vez me pediu um bolo para o almoço de domingo em sua casa. Apenas alguns familiares.
Desta vez não houve nenhuma solicitação especial. Ficou a meu cargo decidir o que levar. 
chocolate branco e morangos
Foi aí que começou o meu dilema. O que levar. Queria que fosse algo diferente e leve ao mesmo tempo. Não poderia deixar de considerar que chocolate preto estava fora da jogada. Ela tem labirintite e este é um dos alimentos que riscados de sua dieta.
Pensei, pensei e decidi. Chocolate branco! Parece estranho mas chocolate branco não é chocolate. É feito a base de manteiga de cacau. 
Esta seria uma maneira de respeitar a restrição alimentar da aniversariante e agradar aos convidados, principalmente os netos amantes de chocolate.
O passo seguinte foi providenciar uma receita original e começar a prepará-la. 
Gosto de fazer o bolo e sua montagem na véspera. Para o dia deixo apenas a decoração final.
Será que ela vai gostar? Realmente, eu espero que sim.

BOLO COM RECHEIO DE CREME DE CHOCOLATE BRANCO E MORANGOS
INGREDIENTES: 
BOLO:
  • 6 claras em neve
  • 6 gemas
  • 2 xíc/chá de açúcar
  • 3 xíc/chá de farinha de trigo
  • 1 xíc/chá de leite
  • 1 c/sopa rasa de manteiga
  • 1 c/sopa de fermento em pó
  • 1 c/chá de baunilha
RECHEIO 1: Creme de chocolate branco
  • 1 lata de leite condensado
  • 600ml de leite integral 
  • 3 gemas
  • 4 c/sopa de amido de milho
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 c/chá de essência de baunilha
  • 300g de chocolate branco em barra picado
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (opcional)
RECHEIO 2:
CALDA:
COBERTURA: Ganache de chocolate branco
  • 400g de chocolate branco picado
  • 200 ml de creme de leite
DECORAÇÃO:
  • 3 a 4 tablete de chocolate branco. Dica: Pode-se usar bis branco. Eu usei tabletes de chocolate branco com castanhas da Garoto. 
MODO DE PREPARO:
BOLO:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Forre o fundo de uma forma desmontável (28 cm de diâmetro) com papel manteiga. Unte tudo com manteiga (lateral da forma e o papel manteiga dos dois lados).
  3. Bata as claras em neve.
  4. Junte as gemas, uma a uma, batendo sempre. Dica: Como a massa do bolo será assada por um bom tempo, não precisa tirar as películas das gemas. 
  5. Acrescente a essência de baunilha.
  6. Adicione o açúcar e bata bem por aproximadamente 10 minutos em velocidade alta.
  7. Enquanto bate a mistura dos ovos, ferva o leite com a manteiga. Dica: você pode trocar o leite por suco de laranja ou leite de coco.
  8. Passe a batedeira para velocidade baixa e junte a farinha de trigo alternando com o leite fervido e quente, sempre batendo a massa. Dica: Coloque 1/3 da farinha, metade do leite, 1/3 da farinha, o restante do leite e o que sobrou da farinha.
  9. Desligue a batedeira e junte o fermento com uma colher ou espátula. 
  10. Despeje a mistura na forma preparada previamente. 

  11. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Dica: Faça o teste do palito. 
  12. Deixe esfriar completamente para poder desenformar. Dica: Coloque a forma sobre uma grade para poder esfriar sem o risco de criar umidade no fundo do bolo.

RECHEIO 1: Creme de chocolate branco
  1. Hidrate a gelatina conforme a orientação do fabricante. Reserve. Dica: A gelatina não é obrigatória, mas como o meu bolo seria transportado até a casa de minha sogra e eu não tinha certeza que teria lugar na geladeira para o mesmo, resolvi não arriscar. Nada pior do que um bolo, depois de pronto, começar a escorrer o seu recheio. A gelatina neste caso, ajuda a manter a firmeza do recheio.
  2. Tire a película das gemas. Dissolva-as em uma parte do leite da receita, mexendo bem para não ficar pedacinhos. Reserve. Dica: Como o tempo de cozimento do creme é menor que o tempo do bolo no forno, as gemas do creme devem ter a película retirada para evitar a permanência do gosto de ovo.
  3. Dissolva o amido de milho outra parte do leite (aproximadamente 100ml) e reserve.
  4. Numa panela de fundo grosso coloque o leite condensado, o leite restante, as gemas dissolvidas, o amido de milho dissolvido e o creme de leite. Misture tudo até ficar homogêneo e leve ao fogo brando.
  5. Mexa constantemente até formar um creme grosso.
  6. Desligue o fogo e junte a baunilha. Misture.
  7. Ainda com o creme quente junte a gelatina hidratada e misture rapidamente. (opcional). Dica: Como o creme está quente ele irá dissolver a gelatina já hidratada. 
  8. Incorpore o chocolate branco picado no creme quente e misture para dissolver e misturar tudo de maneira uniforme.
  9. Deixe o creme esfriar antes de empregar. Caso coloque na geladeira para agilizar o processo, fique atenta para que o creme não solidifique totalmente antes de ser  usado (no caso de ter gelatina).
RECHEIO 2:
  1. Faça a geleia de morango caseira conforme o link ao lado ou use geleia industrial. http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/02/geleia-de-morango.html
    geleia de morango
  2. Pode-se usar fruta vermelhas in natura, mas lembre-se que elas soltam água e estragam depressa. (morangos, framboesas, amoras, uvas vermelha, cerejas. As duas últimas é necessário retirar as sementes.).
  3. Eu optei pela geleia caseira de morango.
COBERTURA: Ganache de chocolate branco
  1. Coloque o creme de leite em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo.
  2. Assim que o creme de leite levantar fervura, desligue o fogo e jogue o chocolate branco picado em cima.
  3. Misture até dissolver todo o chocolate e ficar uma mistura homogênea.
  4. Empregue depois de frio.
MONTAGEM E DECORAÇÃO:
  1. Desenforme o bolo já frio. Dica: Aproveite o momento e tire o papel manteiga da base do bolo. Como o bolo ia para a casa de minha sogra eu usei o fundo da forma em que assei o bolo para fazer a montagem e servir de suporte. Se você não terá controle sobre o seu material, use uma base de papelão envolvida em filme plástico ou uma base de isopor.
  2. Corte o bolo em 2 a 3 camadas. Dica: Eu cortei 2 camadas de bolo. Com a massa mais fina e o recheio dividido o resultado fica bem melhor. O bolo fica bem molhadinho sem exagerar na calda, o recheio melhor distribuído, e o risco de desmoronar é menor. 
  3. Faça a montagem do bolo no próprio aro em que assou o bolo. Coloque uma fatia do bolo, molhe com a calda da compota de morango (ou outra de sua preferência), cubra com a metade do recheio, com o auxílio de uma colher espalhe geleia sobre o recheio. Repita a operação até finalizar com uma camada de bolo. 
    bolo recheado
  4. Prense ligeiramente e cubra tudo com papel filme. Mantenha na geladeira até ficar bem firme. Dica: Eu deixei uma noite toda.
  5. Quando o recheio estiver bem firme (8 a 12 horas de geladeira), retire o aro do bolo. Dica: Como a minha cobertura iria cobrir as imperfeições do bolo, eu não senti necessidade de aparar as rebarbas. 
  6. Espalhe a ganache de chocolate branco sobre o bolo. Alise a superfície de cima o melhor possível. Nesta hora, você olha para o bolo e pensa "nossa, o que foi que eu fiz?". kkkkkkkkkk. Mas, não se preocupe muito com a lateral, pois será colado o chocolate em tablete e nada ficará visível.
  7. Coloque o bolo no prato definitivo. Corte os tabletes na altura do bolo ou o mais próximo possível e cole-os ao redor de todo o bolo.
  8. O chocolate restante faça uma farofa. Para isto use o ralo grosso. Polvilhe esta farofa sobre o bolo.
    CHOCOLATE BRANCO E MORANGOS
Bolo finalizado!!! OBA!!! Agora é ir pra casa de minha sogra antes que as formigas comam todo o bolo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
CHOCOLATE BRANCO E MORANGOS
Não comprei a vela, pois achei que minha sogra iria comprar. Ela se esqueceu totalmente deste detalhe, o jeito foi improvisar. O que acharam?
CHOCOLATE BRANCO E MORANGOS
Após os parabéns a hora da verdade, momento tão esperado e ansiado: O bolo foi partido.
CHOCOLATE BRANCO E MORANGOS
Vejam como ficou o recheio. Nham, nham, nham!!!!
CHOCOLATE BRANCO E MORANGOS
Todos os presentes provaram, aprovaram e repetiram. Ver o bolo diminuindo é o melhor elogio para a boleira, mesmo não sendo profissional.

Bom demais!

Uma dica especial para vocês que sempre visitam o meu blog:
Sobremesa gelada de morango e creme de chocolate branco
morangos
Em uma taça pequena (ou potinho) coloque um pouco de geleia de morango. Sobre a geleia despeje um pouco de creme de chocolate branco (de preferência sem a gelatina). Leve à geladeira para firmar e gelar. Antes de servir coloque um pouco de calda de compota de morango ou geleia. Pode-se decorar com raspas de chocolate branco ou morangos (in natura ou em compota). 
Gostaram? Fica uma sobremesa deliciosa e com um visual incrível. É de comer com os olhos. 

Mil bjs a todos!!!
BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!