Translate

Menu

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SINFONIA PRAIEIRA

Sinfonia marítima ou caldeirada de frutos do mar é uma receita típica que reúne em uma mesma panela peixes, frutos do mar e vários temperos. Normalmente, é um prato feito a base de azeite de dendê e açafrão. Mas, caso você queira algo mais leve esta é uma receita ideal. Não foi utilizado nem o azeite de dendê e nem o açafrão, mas se você gostar e estiver acostumado é só acrescentá-los à receita. Em decorrência da retirada destes dois ingredientes da receita, ele resolveu rebatizar o prato para SINFONIA PRAIEIRA.
Desta vez a receita e o preparo não são meus, mas de meu marido que gosta de cozinhar aos domingos. Uma mania que não tenho queixas. Fico só relaxando, ouvindo música, dando alguns pitacos (apenas para não perder o hábito) e degustando um bom vinho. Totalmente despreocupada, sem pensar nas panelas e na bagunça da cozinha que terei que arrumar depois. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Não reclamo, acho esta iniciativa de meu marido bem salutar. 
SINFONIA MARÍTIMA

 SINFONIA PRAIEIRA – by Aderson Simões
  • 100g de anéis de lula
  • 100g de polvo cortado
  • 100g de mexilhões
  • 200g de camarão graúdo
  • 200g de filé de peixe de carne firme
  • 1 limão haiti ou siciliano
  • 1/2 litro d'água
  • 1 sachê de tempero em pó para peixe 
  • 50 g de manteiga 
  • 2 c/sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola picada.
  • 2 dentes de alho picado ou amassado
  • 1 pimentão picado 
  • 1 lata de tomate pelado (sem pele).
  • 1/2 vidro de leite de coco (100ml)
  • Pimenta do reino (q/n)
  • Sal (q/n)
  • salsa, manjericão, coentro (a gosto)
Modo de preparo:
SINFONIA MARÍTIMA
  1. Tempere o polvo e a lula com pimenta do reino, limão e um pouco do tempero em pó para peixe. Dica: meu marido usou "sazon". 
  2. Tempere do mesmo modo, em outro recipiente, o camarão, o peixe e o mexilhão.
  3. Coloque em uma panela pequena o polvo e a lula, juntando ½ litro de água morna. Cozinhe por 30 minutos e reserve.
  4. Em outra panela, um pouco maior, coloque o azeite e a manteiga. Doure a cebola, o alho e o pimentão. Dica: Você pode colocar mais alho se gostar. O pimentão pode ser o verde ou o vermelho, ou um pedaço de cada um. O azeite de oliva pode ser trocado por uma mistura de azeite de dendê com azeite de oliva. Nesta receita foi usado o pimentão verde e o azeite de oliva.
  5. Quando a cebola tiver dourada acrescente os mexilhões e o peixe. Dica: foi usado filé de salmão.
  6. Refogue rapidamente com cuidado para não desmanchar as postas do filé de peixe.
  7. Acrescente o polvo e a lula com seu caldo do cozimento.
  8. Corte os tomates despelados e acrescente com caldo e tudo na panela.  Acrescente o leite de coco. Tempere com pimenta do reino. Prove e corrija o sal. 
  9. Caso queira servir com pirão coloque mais um copo de água quente, um pouco mais de azeite e verifique se o sal está no ponto.
  10. Junte os camarões. Cozinhe por mais 8 a 10 minutos.
  11. Retire com cuidado os frutos do mar, colocando na travessa onde será servido ou no canto do prato. Coloque um pouco do caldo e o restante pode ou não coar para o pirão. Salpique salsa, manjericão e coentro picado a gosto.  Reserve.
    SINFONIA MARÍTIMA
  12. Faça o pirão: Ligue o fogo e coloque a panela com o caldo. Quando estiver quente, com um peneira vá acrescentando a farinha de mandioca fina, mexendo sempre. Coloque pouca farinha para que fique o pirão ainda fique com consistência cremosa. Mexa por 2 a 3 minutos e está pronto. O pirão deve ser servido imediatamente após o seu preparo, pois ele endurece ao esfriar.
    SINFONIA MARÍTIMA
Sirva com arroz branco e o pirão. Não se esqueça de por na mesa limão em rodelas, molho de pimenta  e um bom vinho branco. 

SINFONIA MARÍTIMA
Outra forma de servir este prato é com arroz (sempre branco) acompanhado de batatas cozidas ou purê de batatas.

Variação: Você pode acrescentar à receita outros frutos do mar como: sururu, lagostim, lagosta, ostra, vieira, carne de siri. O peixe também pode variar, mas é importante escolher um que tenha a carne bem firme para não desmanchar durante o cozimento. Pode ser linguado, salmão, bacalhau, cação... a seu gosto. Na receita acima meu marido usou salmão fresco.
SINFONIA MARÍTIMA
Gente, eu só posso elogiar este prato, estava uma delícia. Até a minha filha que não é muito chegada a peixe comeu e repetiu. 
Enquanto estou aqui preparando este link e selecionando as fotos, fico lembrando o gosto e o aroma do prato. MARAVILHOSO. Não deixem de fazer e me contem o que acharam. 

Esta receita deu para minha família. Somos 4 pessoas com apetite moderado. Caso você tenha um pouco mais de apetite ou sua família é maior é só aumentar a quantidade dos ingredientes.

E para encerrar o almoço do domingo, não podia deixar de faltar uma de minhas sobremesas. TORTA DE CHOCOLATE BRANCO COM MORANGOS. A receita já postei anteriormente. (http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/08/torta-de-chocolate-branco-com-morango.html)

BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

2 comentários:

  1. Tereza bom dia!! Adorei sua receita!Vou fazer e depois volto pra dizer como ficou!!

    ResponderExcluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!