Translate

Menu

segunda-feira, 28 de julho de 2014

BOLO DE MILHO COM LEITE CONDENSADO

BOLO DE MILHO
Eu não sei vocês, mas eu adoro tudo que leva milho. Tem gosto de comida caseira feita no interior ou fazenda.
Às vezes, compramos milho verde apenas para comê-los cozidos no jantar. Quentinho com manteiga por cima. Huummm, é uma delícia.
Da última vez que fizemos isto, sobraram algumas espigas cozidas e resolvi aproveitá-las em outra receita. Então, adaptei uma receita de bolo de milho cremoso, só para usar este milho já cozido.
Obs: Esta receita não leva farinha de trigo.

A receita que selecionei leva milho em lata e farinha de milho pré-cozida. 
Com uma faca bem afiada cortei os grãos de milho das espigas cozidas e reservei.
Agora vamos à receita. Eu vou postar a receita como eu fiz, já com as alterações. Quem não tiver milho cozido na espiga, pode substituí-lo por milho em conserva, o de lata ou sachê. 

INGREDIENTES:
  • 01 lata de leite condensado
  • 01 lata de milho com a água
  • 01 lata de milho cozido cortado da espiga (medir na lata do milho em conserva)
  • 01 vidro de leite de coco (200ml)
  • 1 xíc/chá de leite (240ml)
  • 06 ovos inteiros
  • 1/2 lata de óleo de milho ou outro de sua preferência (use a lata do milho para medir)
  • 2 c/sopa bem cheia de manteiga sem sal com 80% de lipídios (não precisa acrescentar sal na receita pois o milho em conserva é salgado.)
  • 1 e 1/2 xíc/chá de açúcar
  • 1 e 1/2 xíc/chá de farinha em flocos de milho (milharina, vitamilho, cuscuzmil...)
  • 1 c/sopa bem cheia de fermento em pó químico


Dica: Caso você queira fazer este bolo e não tem milho cozido em casa, não tem importância é só usar duas latas de milho ao invés de só uma. Neste caso, escorra a água da segunda lata, para não ficar muito aguado.

MODO DE PREPARO:
1 - Pré-aqueça o forno a 200ºC.
2 - Separe todos os ingredientes para o preparo da receita. Isto facilita o trabalho e evita o esquecimento de algum ingrediente.
3 - Bata no liquidificador o leite condensado, o milho em lata, o milho cozido, os ovos, a manteiga e o óleo até ficar bem homogêneo. 
4 - Passe para uma vasilha e junte o leite de coco e o leite. Dica: é preciso passar para uma vasilha, pois o volume da mistura é grande para o liquidificador. Caso você venha fazer apenas meia receita, pode bater toda a receita no liquidificador.
5 - Misture, acrescente o açúcar e bata com um fouet ou batedeira.
6 - Junte a farinha em flocos de milho e por último o fermento.
7 - Unte as formas com óleo e polvilhe com farinha de milho.
Dica: Minha receita é uma receita grande e rendeu um tabuleiro retangular (26cm x 40cm) e uma forma de anel pequena (14cm). Você pode preferir fazer duas formas de anel de 25cm de diâmetro. Ou fazer apenas meia receita. Untei com óleo e polvilhei farinha de milho. Usei a farinha de milho usada para fazer cuscuz. Não fez o efeito que eu esperava. Sugiro o uso de fubá (que é mais fino) ou mesmo farinha de trigo (caso você possa fazer a substituição.
8 - Distribua a massa nas formas enfarinhadas. Se preferir use apenas formas de anel. Eu usei um tabuleiro porque o bolo seria para um encontro com várias pessoas e achei mais prático para partir.
9 - Leve as formas ao forno pré-aquecido a 200ºC. Passe a temperatura para 180ºC e deixe assar até dourar. O tempo de forno varia mundo, vai de 50 minutos a 1 hora, de acordo com o tipo de forno (doméstico, industrial, elétrico) e sua regulagem.
10 - Depois de assado, retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.
BOLO DE MILHO


BOLO DE MILHO
O bolo do tabuleiro deve ser cortado em quadrados ou retângulos. Arrume-os em um prato e sirva morno ou frio.


BOLO DE MILHO
Agora só falta um bom e quente cafezinho e colocar a conversa em dia. E então, aceita um pedaço?

Super dica: Se você tem milho verde cozido e não quer fazer esta receita (ou outra) hoje, mas não quer perder este delicioso alimento, minha super dica é a seguinte: 
  • Corte os grãos da espiga. 
  • Coloque tudo em saco plástico. Se quiser pese ou meça em xíc/chá para saber a quantidade certa e facilitar na hora que for empregá-los. Separe por porções de acordo com o uso que planeja para o milho, já com a quantidade certa. Anote em uma etiqueta dia e peso. 
  • Leve ao freezer ou congelador.
  • Quando quiser usar, basta retirar do freezer ou congelador e deixar descongelar antes de empregar. Se for usar em sopas e cremes, pode-se colocá-los direto do freezer na receita sem descongelar. O calor do cozimento irá fazer este trabalho.
  • Uso sugerido: bolos, cremes, sopas, caldos, saladas...
Beijocas!!!!

BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!