Translate

sábado, 21 de junho de 2014

BOLO DELÍCIA DE CHOCOLATE COM MOUSSE E COBERTURA DE CHOCOLATE

Este é aquele delicioso bolo que poderia ser chamado de Bolo Puro Sabor de Chocolate ou Perdição de chocolate ou qualquer coisa do gênero. É simplesmente fantástico, uma verdadeira explosão de sabor.
BOLO DE CHOCOLATE
Fiz para o aniversário de 16 anos de minha filha, que chocólatra como a mãe, insistiu na escolha do sabor. Naturalmente, que eu não poderia ir contra a um pedido tão justo.
Então lá vamos nós para este maravilhoso bolo de chocolate, com recheio de chocolate e cobertura de chocolate. Altamente saboroso e nada light ou diet. 
BOLO DE CHOCOLATE
BOLO DELÍCIA DE CHOCOLATE: 
INGREDIENTES: Eu fiz a receita dobrada do Bolo Delícia de chocolate já postada no link: http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/06/bolo-delicia-de-chocolate.html

MODO DE FAZER:
- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Pese e peneire junto os ingredientes secos, exceto o fermento, misturando-os bem. Reserve.
- Bata os ovos com a manteiga com um fouet. Não precisa de batedeira.
- Acrescente a mistura de farinha, alternando com o leite. Continue batendo com o fouet até ficar uma mistura homogênea.
- Acrescente o fermento em pó e misture.
- Coloque a massa em uma forma desmontável untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Dica: minha forma tem 24cm de diâmetro.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC. Dica: Na prateleira de baixo coloque uma assadeira com água para manter a unidade do forno e evitar de queimar ou ressecar o bolo. Atenção: não é para assar em banho-maria. A assadeira com água não tem contato direto com a forma do bolo.
- A receita dobrada do bolo leva mais tempo para assar. Além disto, como o bolo será recheado é importante que fique bem firme. Faça o teste do palito, sempre no centro do bolo, antes de tirá-lo do forno. Dica: No meu forno o bolo levou 1h para assar. Com este tempo de forno é muito importante a dica anterior da assadeira com água para manter a umidade do forno. Caso a superfície do bolo e laterais comecem a queimar antes do centro terminar o processo de cozimento, cubra o bolo com papel alumínio e mantenha vigilância. Eu não precisei usar este último recurso. Espero que vocês também não necessitem.
- Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
- Desenforme depois de frio.
MOUSSE DE CHOCOLATE:
Dica: Eu adaptei uma receita clássica da Nestlé para fazer a mousse. Naturalmente que você pode usar a receita de sua preferência.
INGREDIENTES:
  • 2 latas de creme de leite sem soro ou 2 caixinhas (400g)
  • 400g de chocolate meio amargo em barra picado
  • 2 c/sopa de chocolate em pó com 50% de cacau (peneirado)
  • 1 envelope de gelatina sem sabor (12g)
  • 6 c/sopa de açúcar
  • 5 c/sopa de água
  • 4 claras
  • 1 c/chá de essência de baunilha ou laranja.
MODO DE PREPARO:
- Em uma panela, junte o creme de leite, e o chocolate picado. Leve ao fogo em banho-maria, mexendo até que o chocolate comece a derreter.
- Junte o chocolate em pó e 4 c/sopa de açúcar, continue a misturar até ficar bem homogêneo e formar um creme liso.
- Retire do fogo, junte a essência e reserve. Dica: Eu optei pela essência de laranja. Pode-se usar também a raspa da casca da laranja ou limão.
- Hidrate a gelatina na água. Espere alguns minutos e dissolva-a em banho-maria.
- Acrescente a gelatina ao creme de chocolate. Misture bem e reserve.
- Na batedeira bata as claras até o ponto de neve. Junte o açúcar restante (2 c/sopa) e bata mais um pouco.
- Misture o creme de chocolate com as claras em neve delicadamente para não desfazer a aeração das claras. Dica: Misture primeiro metade das claras e depois acrescente o restante, mexendo sempre de baixo para cima com uma colher. Não faça esta operação na batedeira e nem com o fouet.
- Cubra a vasilha com um plástico filme ou uma tampa e leve para gelar até que fique firme o suficiente para poder rechear o bolo.

CALDA DE CHOCOLATE:
INGREDIENTES:
  • 1/2 xíc/chá de leite
  • 3 a 4 c/sopa de chocolate em pó com 50% de cacau
  • açúcar a gosto
MODO DE PREPARO:
- Coloque tudo em uma panela pequena e aqueça até dissolver bem o chocolate e o açúcar. Adoce a gosto.
- Deixe esfriar para empregar.

COBERTURA DE CHOCOLATE:
INGREDIENTES:
  • 200g de chocolate ao leite em barra picado
  • 200g de chocolate semi amargo em barra picado
  • 200ml de creme de leite (1 caixinha)
  • 1 c/chá de essência de laranja
MODO DE PREPARO:
- Coloque os chocolates e o creme de leite em uma vasilha e leve ao micro-ondas ou ao banho-maria para derreter. Misture bem e acrescente a essência de laranja.
- Espere a cobertura esfriar para cobrir o bolo.

MONTAGEM:
- Parta o bolo em 3 camadas. Dica: Eu usei um facão para fazer os cortes. Pode-se usar uma faca de serra longa. Para que o corte saísse bem reto e nivelado usei uma forma redonda para pizza, um pouco maior que o bolo, para servir de apoio para o facão. Facilitou muito o trabalho, e as camadas ficaram com um tamanho padronizado. Para retirar as camadas cortadas e transferi-las sem o risco de se quebrarem usei um apoio para o transporte.

- Coloque a parte do bolo que ainda está na base da forma desmontável, novamente no aro.
- Regue esta parte do bolo com a calda de chocolate já fria.
- Coloque a metade do mousse de chocolate sobre a primeira parte do bolo. Espalhe com o auxílio de uma espátula ou colher para nivelar o melhor possível.
- Coloque a segunda parte do bolo sobre a mousse, aperte levemente apenas para nivelar. Molhe o bolo com a calda e cubra com o restante da mousse de chocolate. 
- Coloque a última camada do bolo, aperte suavemente para nivelar. Molhe com a calda de chocolate.
- Cubra a forma com plástico filme e leve à geladeira para o mousse firmar. Dica: é necessário 8 a 12 horas para que a mousse fique firme o suficiente para sustentar o bolo. O ideal é deixar o bolo a noite inteira na geladeira e só fazer a decoração no dia seguinte.
- Passado o tempo de firmar a mousse, retire o bolo da forma. Dica: para facilitar a retirada do bolo, passe uma faquinha fina e bem afiada na lateral de toda a forma. Coloque um prato sobre o bolo e vire em um só movimento. Abra o aro da forma e retire-o junto com o fundo da forma.
- Passe uma camada de cobertura sobre o bolo, deixe firmar um pouco e passe outra camada. Dica: Eu usei uma espátula para espalhar a primeira camada de chocolate. Na segunda camada eu deixei o chocolate escorrer livremente. Caso queira fazer outro tipo de decoração com bico e saco de confeitar, deixe a cobertura firmar um pouco na geladeira.
BOLO DE CHOCOLATE

BOLO DE CHOCOLATE
- Decore o bolo a gosto. Dica: eu usei aquelas borboletas que tinha feito anteriormente. Vocês estão lembrados? Se não vejam no link: http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/05/borboletas-de-chocolate.html. Também coloquei algumas flores de glacê real para dar uma corzinha no bolo. Mas, lembrem-se que o açúcar com a umidade do chocolate pode derreter. Deixem para colocar quando o chocolate estiver mais firme e o mais perto possível da hora da festa. Depois é só colocar as velas e o que sua imaginação mandar. Eu não usei granulados e nem bolinhas de confeitos a pedido de minha filha. Mas não resisti a uma plaquinha de Feliz Aniversário. kkkkkkkkkkkkkkkk.
BOLO DE CHOCOLATE

Vocês repararam que a borboleta que estava no meio do bolo bateu as asas e voou? Eu tinha colocado um bombom e uma borboleta para ficar em um plano mais alto que as outras e dar a ideia de estar voando. Pois é, ela voou. Tive que colocar uma flor no lugar. Crianças... Rsrsrsrsrsrsrs. 
BOLO DE CHOCOLATE

BOLO DE CHOCOLATE
 E o primeiro pedaço vai para... a mamãe. OBA!!! Sou eu!!!
Bolo pós festa. Foi tudo o que restou. kkkkkkkkkkkkkkk.
BOLO DE CHOCOLATE
Vejam que linda a textura do mousse. Ficou simplesmente maravilhoso este bolo. Imagine se uma boleira com habilidade com chocolate fizesse a decoração? Nossa, seria uma verdadeira perdição.
BOLO DE CHOCOLATE
Espero que tenham gostado da receita de hoje. Eu adorei. E, se os convidados não mentiram, eles também gostaram. Bjssssssss.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pela visita e carinho, Ateliê João e Maria.
      Aqui em casa esta receita fez o maior sucesso. Não deixe de experimentar.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Teresa gostaria de saber aonde posso comprar o suporte que você usa de apoio para transferir as camadas dos bolos.
    Gostei muito do seu blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga.
      O apoio eu consegui em casas especializada em materiais para confeitaria. Em Recife é possível encontrar em lojas como Arcol. Mas, eu acho que pela internet você encontra. Vale fazer uma busca. Este apoio ajuda bastante no manuseio das camadas.
      Espero ter ajudado.
      Obrigada pela visita. Um abraço.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!