Translate

Menu

quinta-feira, 15 de maio de 2014

TORTA MOUSSE DE QUEIJO COM COBERTURA DE GOIABADA

Tem coisa mais simples e gostosa que goiabada com queijo?
É com certeza uma das sobremesas mais simples e antigas do Brasil.
Na época do Brasil Colonial, os portugueses na falta de marmelo (ingrediente base da marmelada) passaram a usar a goiaba. E foi assim que surgiu a goiabada ou doce de goiaba, que é ainda muito apreciada. Cá pra nós, eu acho a goiabada muito mais gostosa que a marmelada. E com queijo então... Hummm, é uma delícia. É ou não é? kkkkkkkkkkkk.
TORTA ROMEU E JULIETA; CREAM CHEESE; MASSA DE BISCOITO; TORTA DOCE; GELEIA DE GOIABADA

Esta maravilhosa combinação até ganhou uma lenda. Infelizmente de autor desconhecido. Vejam no quadro abaixo:
Lenda
Mas, esta simplérrima e deliciosa combinação, também tem sua preparação mais sofisticada. Especial para um dia de festa ou após um almoço mais requintado.
TORTA MOUSSE DE QUEIJO COM COBERTURA DE GOIABADA
Conhecida simplesmente como Torta Romeu e Julieta. 
Alguns preferem chamá-la de Cheesecake Romeu e Julieta. Mas, não gosto deste nome, afinal cake é bolo. E esta receita está mais para torta de mousse do que para bolo. O verdadeiro cheesecake não leva gelatina e leva algum tempo de forno para assar. O que não ocorre nesta receita, onde apenas a massa de biscoito é assada. Em outras receitas, o recheio também é assado, e aí sim talvez mereça o nome de cheesecake. Eu optei por esta, pois achei mais prática e rápida.
TORTA ROMEU E JULIETA; CREAM CHEESE; MASSA DE BISCOITO; TORTA DOCE; GELEIA DE GOIABADA
INGREDIENTES:
Massa de biscoito:
  • 200g de biscoito maizena
  • 100g de manteiga ou margarina com 80% de lipídios (temperatura ambiente)
Mousse de queijo:
  • 2 claras
  • 1 envelope de gelatina sem sabor (12g) ou 6 folhas de gelatina incolor
  • 5 c/sopa de água
  • 2 caixinha de creme de leite (400ml)
  • 1 lata de leite condensado (395 ml)
  • 300g de cream cheese
  • 1 c/sopa de açúcar
Geleia de goiaba:
  • 350g de goiabada em barra
  • 1/3 xíc/chá de água
MODO DE PREPARO:
Massa de biscoito:
  1. Triturar o biscoito no liquidificador ou processador. Eu uso o liquidificador, triturando pequenas quantidade por vez.
  2. Coloque o farelo de biscoito em uma vasilha e junte a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos.
  3. Forre o fundo de uma forma desmontável com a massa. Não precisa untar a forma e nem forrar com papel manteiga. Gosto da massa fina, mas isto é uma questão de gosto pessoal. Algumas pessoas também gostam de forrar a lateral da forma com a massa. Se for o seu caso, faça um pouco mais de massa.
  4. Leve ao forno em temperatura média até assar. Tenha cuidado para não queimar. Assim que sentir cheiro de biscoito retire do forno e deixe esfriar. A massa fica macia ao sair do forno, mas endurece depois que esfria.
  5. Enquanto a massa esfria, faça o recheio.
Mousse de queijo:
  1. Na batedeira, bata as claras em ponto de neve. Junte uma colher de açúcar. Reserve.
  2. Hidrate e dissolva a gelatina conforme as instruções do fabricante. Use as 5 c/sopa de água para isto. Reserve. Eu gosto de usar uma pequena frigideira para, depois de hidratar a gelatina, aquecê-la em banho-maria. Desta maneira a gelatina não irá correr o risco de ferver. Reserve.
  3. Acrescente no liquidificador o leite condensado, o cream cheese, o creme de leite, a gelatina dissolvida e bata bem até ficar cremoso e homogêneo. 
  4. Coloque esta mistura sobre as claras em neve, misture com movimentos delicados, envolvendo bem toda a mistura. Neste momento não use o liquidificador para misturar, e sim uma colher.
  5. Despeje esta mousse sobre a massa de biscoito assada e já fria. 
  6. Cubra a forma com plástico filme e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas.
  7. Prepare a geleia de goiaba. Reserve
  8. Com a mousse endurecida, espalhe a geleia de goiaba sobre a mesma.
  9. Leve à geladeira até o momento de servir, mantendo a forma coberta com plástico filme.
  10. Desenforme e sirva como sobremesa.
Geleia de goiaba:
  1. Pique a goiabada em pedaços pequenos e coloque em uma panela pequena.
  2. Amasse a goiabada com um garfo.
  3. Acrescente a água e leve ao fogo brando. Mexa constantemente até ficar uma geleia uniforme de consistência pastosa.
  4. Deixe esfriar. Lembre-se que ao esfriar ela irá engrossar um pouco mais.
  5. Despeje a geleia sobre a mousse de queijo já solidificada.
  6. Mantenha a torta na geladeira até a hora de servir.
Vejam como fica linda a consistência do mousse de queijo. 
TORTA ROMEU E JULIETA
O sabor ficou maravilhoso.
Esta é uma forma mais sofisticada e nobre de oferecer, aos convidados e familiares, a tão comum e apreciada combinação de queijo e goiabada. 

Não deixem de fazer. Eu garanto que será o maior sucesso.

ATUALIZAÇÃO EM 16 JAN 2015
Gente estou atualizando esta postagem como novas fotos e dicas. O motivo é bem simples, gosto de tirar as dúvidas que surgem e que me são enviadas. 
Para tentar tirar as dúvidas de Jailton (e outros que não se manifestaram), resolvi fazer mais uma vez esta receita. Algo que foi aprovadíssimo por minha família que simplesmente amou a ideia de degustar esta sobremesa. Além disto, a postagem estava um pouco carente de fotos. 
Jailton, eu não conheço Ribeirão Preto e, portanto, não tive a oportunidade de provar o mesmo doce que você. Como você deve ter observado a internet tem várias receitas sobre o mesmo tema com algumas variações. Mas, como você relatou que a sobremesa era mais consistente que a minha, eu desconfio que era o cheese cake de forno e não o que é feito com gelatina. Você não mencionou se o sabor estava parecido ou igual.
Dicas sobre a Torta mousse de queijo com goiabada ou Torta Romeu e Julieta: (complemento das informações postadas anteriormente)
1 - Ingredientes:
     Importante primar na hora de escolher os ingredientes, além da quantidade devem ser de boa qualidade. Abaixo estou postando uma foto dos ingredientes que empreguei nesta nova receita.
   - Leite condensado: você pode mudar a marca para outra de sua preferência, mas procure um leite condensado com a mesma consistência do que usei. Existem várias marcas no mercado, mas algumas são bem ralas e isto pode comprometer o resultado final.
   - Cream Cheese: O cream cheese que usei desta vez foi o da Danúbio, mas já usei várias vezes o da Philadélfhia. As duas marcas são excelentes e vem em potes de 150g ou 300g. Outras marcas no mercado não possuem a mesma consistência que deve ser bem firme. Veja a foto abaixo (foto que infelizmente ficou muito clara, mas é possível perceber que o cream cheese não cai ou escorre da colher). Às vezes, ao abrir o pote, observamos um líquido sobre a superfície (soro). Este soro deve ser escorrido.
    - Gelatina: Como o recheio não vai ao forno e nem ao fogo a gelatina é que irá ajudar a solidificar o doce. Não aconselho a tirá-la, ou o recheio ficará muito líquido, salvo se você for fazer o doce em taças ou copinho. É importante ter cuidado na hora de dissolver a gelatina. Eu sempre prefiro o banho-maria (após hidratá-la) para evitar de fervê-la o que iria tirar o poder de solidificação da mesma.
Maiores detalhes no link: http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/06/gelatina-em-po-ou-em-folha.html.
    - Clara de ovo: O tamanho da clara de ovo varia muito de acordo com o tamanho do ovo. Ovo extra tem maior volume de clara e maior quantidade de líquido na receita. Por motivo de facilidade, normalmente compro meus ovos no supermercado. Não sei porque mais os ovos tamanho grande do supermercado são iguais aos do tamanho pequeno na feiras. A finalidade da clara de ovo em neve é deixar o doce mais leve e aerado como uma mousse. Caso vocês não queiram este efeito e prefiram o doce mais encorpado podem suprimir este ingrediente da receita sem grandes prejuízos. Eu usei as claras tanto na receita anterior como nesta que posto hoje.
    - Creme de leite: Neste caso, assim como o leite condensado, procure por uma marca mais consistente e menos rala. Caso vocês prefiram o creme de leite de lata, lembre-se de tirar o soro antes de usá-lo e usem apenas uma lata. Querendo maior firmeza do doce pode-se diminuir a quantidade do creme de leite para 1 e 1/2 caixinha (300g).  
2 - Cuidados no modo de fazer:
    - Ao colocar os ingredientes no liquidificador, deixe a gelatina por último e acrescente-a com o liquidificador em funcionamento. Use a gelatina assim que tiver sido derretida em banho-maria. Se ela esfriar irá endurecer e não poderá ser acrescentada à mistura.
     - Acrescente o creme batido às claras em neve com movimentos suaves. Não use mais o liquidificador para a mistura. Use uma colher ou um fouet.

      - Despeje o creme sobre a massa já fria e cubra a forma com plástico filme. Jailton, o papel laminado também pode ser usado. Este passo é apenas para evitar que o doce pegue odor ou sabor de outras comidas guardadas na geladeira. O papel laminado ou plástico filme não devem encostar na superfície do doce.
   - Use sempre uma forma desmontável para evitar quebrar o doce ao desenformar. Eu sempre mantenho o fundo da forma para servir. Caso for retirar o fundo tenha muito cuidado.
     - A goiabada deve ser colocada sobre o creme quando este tiver começado a endurecer, aproximadamente 2 horas de geladeira. Volte o doce à geladeira para completar o tempo necessário de geleificação da gelatina do creme. O tempo total é de 8 a 12 horas. Normalmente, eu faço este doce na véspera, de noite.
  - Desenforme a torta no prato de servir e Bom Apetite.

Abaixo eu postei algumas fotos da torta partida. Vejam como está firme e possível de ser partida com faca. Naturalmente, que ela fica macia como uma mousse firme. Afinal é uma Torta mousse.
TORTA ROMEU E JULIETA; CREAM CHEESE; MASSA DE BISCOITO; TORTA DOCE; GELEIA DE GOIABADA

TORTA ROMEU E JULIETA; CREAM CHEESE; MASSA DE BISCOITO; TORTA DOCE; GELEIA DE GOIABADA

TORTA ROMEU E JULIETA; CREAM CHEESE; MASSA DE BISCOITO; TORTA DOCE; GELEIA DE GOIABADA

TORTA ROMEU E JULIETA; CREAM CHEESE; MASSA DE BISCOITO; TORTA DOCE; GELEIA DE GOIABADA
Continuo a disposição para esclarecer novas dúvidas. Um forte abraço a todos.

BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra

7 comentários:

  1. Amei amiga @ tereza realmente deliciosa parabens!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!
      Amo esta combinação de queijo e goiabada. E é tão simples de fazer.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Oí Teresa vou fazer essa maravilhosa receita hoje para a sobremesa de domingo, dps faço meu comentário.

      Excluir
  2. Ola Teresa, experimentei este doce num shopping de ribeirao preto, adorei, e olha que não sou fa de doce, mas este ficou bom demais. dai comecei a pesquisar a receita e a próxima que cheguei foi a sua. comprei todos os ingredientes na medida que você disse, a unica coisa diferente, é que usei papel alumínio ao invés de papel filme para cobrir, mas acho que isto não foi o problema. ocorre que o doce que comi em ribeirão, dava pra cortar, ja o que fiz seguindo sua receita não deu, ficou durinho, mais mole que uma gelatina, rs, o que pode ter dado de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailton, a receita acima fica tipo um mousse e como toda receita feita com gelatina requer conservação em geladeira. Experimente deixar um pouco mais de tempo na geladeira. Já fiz esta receita algumas vezes e sempre foi possível cortar para servir. As fotos que postei são minhas e dá pra ver que ficou firme. Você usou o cream cheese ou outro tipo de queijo? Talvez o doce que vc comeu em Ribeirão tenha sido o cheesecake de forno e não o com gelatina. Veja a receita no link http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/04/cheesecake.html, terá sido este? Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
    2. Jailton, fiz novamente a receita e coloquei algumas considerações e fotos no texto. Dê uma olhada, talvez ajude. Fiquei apenas com uma dúvida: foi apenas a consistência que ficou diferente? E o sabor ficou parecido ou igual? Caso tenha sido apenas a consistência diminua o creme de leite (caixinha) da receita. Se não tiver gostado do aspecto e textura do aerado do mousse você pode optar por não usar a clara de ovo em neve (que só tem este objetivo, deixar o creme como uma mousse). Fico aguardando sua resposta. Um abraço.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!