Translate

Menu

quinta-feira, 29 de maio de 2014

BORBOLETAS DE CHOCOLATE

Hoje acordei disposição em tentar algo novo. Algo que sempre admirei, mas nunca tinha feito anteriormente. Borboletas de chocolate para decoração. 
Mas, eu queria uma borboleta não muito fina e frágil, queria que fosse quase como uma barra de chocolate em forma de borboleta. Como não tenho forma de chocolate com este tema, teria que ser feita de próprio punho.
decoração com chocolate

Como eu não tenho muita habilidade em desenho a mão livre, comecei procurando na internet alguns modelos. As opções são inúmeras, vejam algumas que eu selecionei.
DECORAÇÃO DE BOLOS
Imprimi uma folha para usar como modelo e comecei a separar o material. O tamanho vai de acordo com a finalidade da borboleta. 
Depois, eu fui providenciar os materiais e comecei a brincadeira.
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Chocolate meio amargo em barra
  • Chocolate branco em barra
  • Corante para chocolate (opcional)

MATERIAL DE APOIO:
  • Papel manteiga ou saco plástico
  • Desenhos impressos de borboletas
  • Saco plástico pequeno (aqueles usados para congelar polpa de frutas) ou saco de confeiteiro pequeno
  • Lápis
  • Tabuleiro ou assadeira

MODO DE PREPARO:
  1. Providencie e corte os desenhos. O tamanho do desenho irá depender da utilidade que será dada ao enfeite. Eu dobrei os desenhos no meio para dar movimento ao desenho e não ficar totalmente chapado.
    http://teresacintra.blogspot.com.br
  2. Coloque o plástico ou papel manteiga sobre o fundo de uma assadeira ou tabuleiro. Ou use uma tábua, prato... qualquer coisa que facilite o transporte das borboletas sem o risco de quebrá-las.
  3. Coloque o desenho por baixo do plástico, sobre a assadeira. 
  4. Derreta os chocolates em recipientes separados, faça a temperagem e coloque-os no saco pequeno. Como eu usei o chocolate fracionado, não fiz a temperagem. O ideal é preparar primeiro o chocolate que será usado para fazer o contorno do desenho.
  5. Com o chocolate meio amargo eu fiz o contorno do desenho e alguns detalhes no interior das asas. À medida que for terminando o contorno, mova o desenho para outro ponto para fazer mais borboletas.
    DECORAÇÃO DE BOLOS
    DECORAÇÃO DE BOLOS
  6. Para dar movimento às borboletas, eu usei alguns lápis posicionados debaixo do plástico. Você pode usar outra coisa no lugar, dependendo do ângulo que quiser dar às asas. Veja a foto abaixo:
  7. Levei o tabuleiro à geladeira para que ocorresse a cristalização do chocolate.
  8. Prepare o chocolate branco: derreta em banho-maria ou microondas, faça a temperagem e coloque em saco de confeiteiro ou plástico. Novamente, eu preferi usar o fracionado e não fiz a temperagem. Caso você queira pode adicionar corante para chocolate de acordo com o seu gosto. Eu optei por não usar. 
  9. Preencha o interior do desenho com o chocolate branco. Espere a começar endurecer e cubra-o com o chocolate meio amargo com o auxílio de uma espátula. O aspecto fica meio rústico, afinal eu não estava usando forma própria para chocolate. Mas este é o lado de baixo da borboleta. O lado que será visível, é o lado em contato com o plástico.
  10. Para facilitar, eu retirei os lápis e depois os reposicionei novamente. Retornei as borboletas à geladeira para completar a cristalização do chocolate e 
  11. Só depois de completamente endurecidas, retirei-as do plástico. 
    decoração com chocolate
  12. Use-as para decorar bolos, cupcakes, tortas ou simplesmente para degustá-las. 
A grande vantagem do chocolate é que você pode fazer estas borboletas com bastante antecedência. Para isto basta guardar as peças feitas em um recipiente com tampa, separadas por papel manteiga e em local fresco.
DECORAÇÃO DE BOLOS

http://teresacintra.blogspot.com.br

Como é bom fazer algo apenas pelo prazer de fazer sem nenhuma preocupação com tempo ou exatidão no efeito final. Era apenas uma experiência. Se desse errado, não tinha problema. Tentaria novamente em outro dia. E se desse certo seria o máximo. 

Naturalmente, que temos que levar em conta o fato da minha falta de habilidade em manusear o chocolate. Falhas eu sei que tem, mas para a primeira vez ficou bem interessante. Se a gente não tentar, nunca iremos dominar esta técnica. Tenho certeza que da próxima vez irei me sair melhor. 

O mais importante é não deixar para fazer de última hora. Se você não tem prática, tire uma manhã ou tarde para tentar. É mais fácil do que parece, mas apenas com a prática o resultado ficará perfeito. 

Por conta do lápis debaixo do corpo da borboleta, as asas adquiriram um movimento como se estivessem voando. Achei que ficou bem interessante. 

Outra ideia é fazer borboletas vazadas, apenas com o corpo, o contorno e algum detalhe das asas. Neste caso, as borboletas ficaram mais singelas e delicadas. É necessário que as linhas do contorno sejam grossas o suficiente para não se romperem ao serem retiradas do papel.

Você ainda pode tentar silhuetas de flores e outros animais. 

Ou como último recurso você pode usar aquelas formas de silicone com o tema de borboletas, mas aí elas não serão únicas. 

O que vocês acharam? Gostaram?
decoração com chocolate
Uma alternativa para não usar o chocolate é usar o glacê real para o contorno e detalhes e o glacê fluido para preencher o interior. Neste caso use corante alimentício em gel.
BOM APETITE!!!
                                                Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra

4 comentários:

  1. Teresa Cintra, muito bom o seu trabalho, além de uma aula completa. Nunca entendi bem como eram feitas as borboletas, já que eram feitas na correria e sempre no final das aulas. A colocação dos lápis, nos lembrar que o lado de cima seria o avesso, são detalhes que nunca me haviam passado. Parabéns pela sua aula. Deus a abençoe. Agora, sim, posso fazer as minhas borboletas! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabela. Fico contente de ter ajudado. Lembrando que se você for fazer as borboletas vazadas o lado de cima pode ser a parte que ficará visível e todo o contorno deve ter algum ponto de ligação com o corpo da borboleta para ficar completo. Neste caso você pode colocar os lápis debaixo das asas. Como as minhas borboletas foram compactas, a parte de cima não fica muito legal, por isto inverti o lado que ficaria exposto, Você pode ainda colorir o chocolate branco com corante para chocolate e fazer as suas borboletas coloridas. Experimente fazer algumas sem compromisso, apenas como teste. É mais fácil do que parece. Acabei transformando esta minha tentativa no objeto de decoração do bolo de aniversário de minha filha. Um abraço e boa sorte em seus trabalhos. Bjs.

      Excluir
  2. Querida...
    Maravilhoso seu blog!!!
    Vc não tem página do blog no facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise.
      Obrigada pelo carinho e pela visita.
      Fico contente que tenha gostado.
      Minha página no facebook é pessoal, mas gosto da ideia de abrir uma página para expor meus trabalhos artesanais, culinários e minhas viagens. Vou pensar com carinho nesta linda ideia.
      Bjs e obrigada!

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!