Translate

Menu

quarta-feira, 30 de abril de 2014

PORTA RETRATO DE MADEIRA COM DECOUPAGEM

Há muito tempo que eu queria dar uma cara nova aos meus porta-retratos. Alguns eu ganhei e acho que não tem nada a ver com a decoração de meu lar. Resolvi então por as mãos na massa e tomar uma atitude. Artesanato combina e muito com reciclagem. Parece que um completa o outro. Ou renova. kkkkkkkkkkk.
RECICLAGEM DE PORTA RETRATO
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Porta retrato de madeira
  • Lixa para madeira
  • Tinta látex ou acrílica branca
  • Tinta acrílica da cor desejada
  • Tinta acrílica metálica na cor dourada
  • Pincel largo e fino
  • Rolinho de espuma
  • Cola branca extra-forte
  • Guardanapo para decoupagem.
  • Papel de presente
  • Lápis
  • Verniz acrílico à base de água
  • Tesoura, lápis
  • Recipiente com água
  • Jornal ou outro forro para proteger a bancada de trabalho
PASSO-A-PASSO:
- Desmontar o porta retrato.
- Lixar toda a superfície para retirar o verniz antigo e facilitar a pega da nova pintura.
RECICLAGEM
- Pintar toda a moldura do porta retrato com a tinta látex branca. Use pincel largo ou rolinho de espuma. Se a cor original for muito escura (como era o meu caso) serão necessárias três demãos de tinta. Espere a secagem entre as demãos.
- Dê uma ou duas demãos intercaladas com secagem com a cor escolhida para o fundo.
- Corte as figuras no guardanapo escolhido. Além do guardanapo floral, usei borboletas que retirei de um papel de presente apenas para dar um toque a mais. 
- Distribua as figuras sobre a moldura. Brinque com as figuras e escolha a melhor posição. 
- Cole as figuras sobre a moldura com cola branca extra-forte diluída a 50% (metade água/metade cola). Não se esqueça de tirar as camadas do guardanapo com cuidado para não rasgar a figura escolhida. Apenas a camada com estampa será usada, as outras duas (brancas) deverão ser descartadas.
Comece a passar a cola com um pincel macio a partir do centro para fora da figura.
- Deixe secar bem e passe uma camada de cola sobre todo o trabalho. Espere secar novamente. 
- Hora de dar o seu toque pessoal ao trabalho. Preencha os espaços vazios a seu gosto. Eu fiz alguns desenhos com uma caneta marrom e depois cobri com a tinta metálica dourada. Você pode desenhar arabescos, espirais, figuras geométricas ou até mesmo cobrir totalmente a moldura com o guardanapo.
RECICLAGEM
RECICLAGEM
Agora é só escolher uma foto e pronto.
Vejam como ficou meu novo porta retrato. Gostaram?

Eu gostei desta nova experiência. Uma boa forma de mudar a decoração da casa sem precisar substituir os itens já existentes.
RECICLAGEM DE PORTA RETRATO

BOA SORTE E SUCESSO NOS TRABALHOS!

2 comentários:

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!