Translate

segunda-feira, 28 de abril de 2014

PETIT GÂTEAU ou BROWNIE? - VOCÊ DECIDE.

Que eu sou chocólatra, todo mundo que me conhece já sabe. Então, quando achei esta receita, tão simples e prática, que é puro chocolate, não pude resistir. Separei o material e resolvi fazê-la.
PETIT GÂTEAU; BROWNIE; CHOCOLATE; BOLO; BOLINHO
INGREDIENTES:
  • 100g de açúcar refinado ou cristal.
  • 110g de leite em pó.
  • 120g de chocolate em pó com 50% de cacau (não é achocolatado é chocolate. Eu usei o da Nestlé, aquele com os frades na caixa).
  • 4 ovos inteiros.
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
MODO DE PREPARO:
Neste momento eu tenho que fazer uma confissão, entranhei os poucos ingredientes da receita e resolvi fazer apenas a metade. Não queria perder todo o material em uma tentativa que poderia ser frustrada. Afinal que receita era esta sem manteiga ou outro tipo de óleo, sem farinha, sem fermento, onde o único líquido era o ovo?  Esta realmente é uma receita muito estranha, mas a curiosidade foi maior e lá fui eu testar a receita.
  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Pese e peneire junto todos os ingredientes secos, misturando-os.
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
  3. Acrescente os ovos e bata com um fouet (fuê). Fica uma massa bem brilhante e homogênea. E só. É isto mesmo, nem precisa de batedeira. Se você não tiver fouet, pode usar um garfo ou colher para fazer a mistura. Simples assim. 
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE

    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
  4. Distribua a massa em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com chocolate em pó. Não encha até a borda, pois a massa cresce mesmo sem fermento.
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
  5. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 11 minutos para deixar o miolo cremoso (petit gâteau) ou 15 minutos se preferir mais firme (brownie). Passe a temperatura do forno para 180ºC.
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE

    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
  6. Espere aproximadamente 5 minutos antes de desenformá-los. Se você optou por deixar o centro cremoso, pode ter a impressão que estão moles demais e que não conseguirá desenformá-los. Nesta hora é importante um pouco de paciência. Se for preciso use uma faquinha para ajudar. Eu não tive problemas ao desenformar pois optei em deixar 15 minutos no forno e usei minhas forminhas de silicone para cupcakes (http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/01/formas-e-utensilios-de-silicone-na.html). 
    PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
OBS: Apesar de ter untado 8 forminhas (era a primeira vez que as usava e queria seguir a receita à risca) só usei 6 para meia receita. Acho que a quantidade de "bolinho" irá variar de acordo com o tamanho da forminha usada.
PETIT GÂTEAU ou BROWNIE
Como vocês já descobriram a opção do tempo de forno é que vai determinar se será um petit gâteau ou um brownie. Ambos são maravilhosos. Na dúvida faça meia receita de cada.

DICA: Se você optar pelo brownie, não deixe de acrescentar nozes, castanhas ou amendoas picadinhas à receita.

Agora é só saborear esta delícia.
PETIT GÂTEAU; BROWNIE; CHOCOLATE; BOLO; BOLINHO; FORMA DE SILICONE
Minha sugestão é acompanhá-lo com sorvete de creme ou de chocolate branco.
PETIT GÂTEAU; BROWNIE; CHOCOLATE; BOLO; BOLINHO; FORMA DE SILICONE

É muiiiiiitooooo booommmm! 
PETIT GÂTEAU; BROWNIE; CHOCOLATE; BOLO; BOLINHO; FORMA DE SILICONE
Receita aprovadíssima e ainda fiz uma brincadeira com meu filho que completou 20 anos. A comemoração seria no final de semana, mas o dia é muito especial e merecia uma pequena demonstração de nosso afeto.
PETIT GÂTEAU; BROWNIE; CHOCOLATE; BOLO; BOLINHO; FORMA DE SILICONE
Da próxima vez, eu irei fazer a receita completa.

BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos,
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!