Translate

Menu

sábado, 22 de março de 2014

DESCANSOS DE PANELA COM MOSAICO

No ano passado fiz os descansos abaixo aproveitando um conjunto de madeira que precisava de uma nova "roupagem". 
mosaico

Com o uso constante no dia-a-dia algumas pedras das bordas quebraram e precisaram de substituição. E lá fui eu desenterrar do fundo do armário as pastilhas que sobraram do trabalho anterior.
Infelizmente, não encontrei as com coloração verde claro, apenas as verde escuro. Como o objetivo era reciclar e aproveitar o que tinha, resolvi remover todo o contorno e substituí-lo pelas pastilhas verde escuro.

Material necessário:
  • Espátulas, chave de fenda, martelo; 
  • Pastilhas de cerâmica na cor desejada;
  • Torquês de mola ou torquês de roldana ou alicate;
  • Material de segurança (óculos e luvas);
  • Cola branca tipo extra-forte;
  • Recipiente com água;
  • Rejunte;
  • Espátula plástica;
  • Paninho e esponja para limpeza;
  • Óculos de proteção e luvas:
  • Jornal velho ou plástico para forrar o local de trabalho. 
Passo-a-passo:
  1. Retirei parte do rejunte da área a ser removida e soltei as pastilhas usando a chave de fenda como alavanca e fazendo leve pressão.
    reciclagem
  2. Com a espátula raspei totalmente os resíduos de rejunte e cola. Retire toda a poeira da superfície com o uso de um pano úmido. Deixe secar bem antes de começar a colar.
     
  3. Colei as pastilhas contornando as peças com cola branca extra forte sem diluição.É importante deixar um espaço entre as peças para poder dar o acabamento com o rejunte.
  4. Com o torquês (alicate próprio para a quebra das pastilhas) quebrei algumas pastilhas para usar os pedaços nas quinas do descanso e dar um melhor acabamento ao trabalho.           "Atenção com os cacos das pastilhas. São altamente cortantes. Mosaico com pastilhas quebradas não é serviço para crianças ou pessoas distraídas."  Use sempre óculos de proteção e luvas, quando for quebrar as peças com o martelo ou cortá-las com o torquês. Um pequeno fragmento nos olhos pode provocar danos irreparáveis à córnea. Evite acidentes.
  5. Deixei a cola secar por 24h antes de fazer o rejunte.
    reciclagem

    reciclagem com mosaiso
  6. Preparei o rejunte conforme orientação do fabricante. O ponto ideal do rejunte é úmido como uma pasta. Para aumentar o poder de colagem do rejunte juntei um pouco de cola branca à massa. 
  7. Com o uso de luvas e de uma espátula plástica passei o rejunte. Além da agressão do próprio rejunte as bordas das pastilhas podem ferir os dedos.
  8. Retirei o excesso do rejunte com uma esponja úmida (não encharcada) e finalizei a limpeza com um paninho também úmido. No final use jornal velho para tirar qualquer resídio do rejunte sobre as pastilhas. A limpeza deve ser no máximo com 15 minutos após a aplicação. Caso contrário o excesso só será retirado com o uso de um removedor específico. 
Vejam o resultado já finalizado com o rejunte.
reciclagem
MOSAICO
MOSAICO
MOSAICO
Gostei do resultado final, o trabalho ganhou um novo visual e aumentou o contraste de maneira bem harmoniosa. Minha mesa irá ficar mais colorida e florida durante as refeições.

Vocês não concordam que ficou uma belezinha? 

Um abraço carinhoso a todos, 
Teresa Cintra

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!