Translate

Menu

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PORTA AGULHA DE TRICÔ

 Toda vez que como daquelas batatinhas chips fico com pena de jogar a embalagem tubular de papelão fora. Elas são ótimas, atraentes e bem funcionais. Sua forma alongada chega a ser elegante. Realmente um desperdício de um material tão bom e promissor. 
   O recipiente pode ser usado para várias finalidades, Guardar pinceis, agulhas de tricô e outros materiais de artesanato. Ou ainda guardar alimentos como biscoitos, macarrão grãos, etc. Afinal o recipiente vem com tampa, seu interior é forrado com alumínio e é resiste à umidade. 
    Foi por isto que guardei a última embalagem e fiquei matutando o que fazer, até que tive a ideia, assim de repente: Fazer um recipiente para minhas agulhas de tricô que estavam meio que abandonadas em uma caixa, misturadas com outros objetos.
RECICLAGEM; ARTESANATO CRIATIVO; ORGANIZAÇÃO, REAPROVEITAMENTO E RECICLAGEM DE LATAS

MATERIAIS:
  • Recipiente de batata chips de papelão; 
  • Régua, lápis e tesoura (ou estilete);
  • Lixa fina;
  • Papel de presente;
  • Cola extra forte para artesanato;
  • Tinta acrílica metálica dourada;
  • Verniz acrílico a base de água;
  • Pinceis de várias larguras;
  • Recipiente com água;
  • Paninho macio.
PASSO A PASSO:
  1. Passe uma lixa fina na lata batata. Este processo é para tirar o verniz da lata, deixando-a levemente fosca e áspera. Isto irá facilitar que a cola se fixe no recipiente.
    RECICLAGEM
  2. Meça a área que receberá o papel (altura e largura). É importante que o papel seja cortado no tamanho correto, para isto use réguas para riscar o papel antes de cortar. Outra dica é procurar centralizar o desenho para evitar que as figuras (se houver) fiquem partidas e incompletas. 
  3. Eu escolhi um papel de presente que tinha em casa. Um papel bem colorido e divertido. Como o papel de presente tem uma boa gramatura não é necessário pintar o recipiente com tinta branca para base. Mas, se você optar por um papel fino como os guardanapos de decoupagem, será necessário passar pelo menos duas demão de tinta acrílica ou latéx branca. Neste caso espere a secagem entre as demãos e ao final, para poder colar o papel.
  4. Passe uma camada de cola na parte em que será colado o papel e proceda a colagem. Minha dica é ir colando aos poucos e diluir a cola com um pouco d`água. A medida que for colando, vá alisando o trabalho com o paninho para evitar bolhas e rugas. Evite ficar tirando o papel do lugar para não rasgar. 
  5. Espere secar e passe uma demão de cola sobre o papel. Deixe secar.
  6. Se necessário faça o acabamento nas extremidades da lata com tinta acrílica metálica a base de água na cor desejada. Eu optei por dourado, mas você pode usar prata, bronze ou cobre. Assine o seu trabalho.
    RECICLAGEM
  7. Passe verniz acrílico a base de água sobre o trabalho já seco, para protegê-lo. Deixe secar e faça um bom uso do seu recipiente personalizado.
    RECICLAGEM
  8.  Uma boa e bonita maneira de organizar as minhas agulhas de tricô, que muitas vezes ficam espalhadas sem um lugar próprio para guardar. Nossos materiais de trabalho, mesmo que ocasionais merecem este carinho.
    RECICLAGEM DE EMBALAGENS
Gostaram? Então na próxima vez que vocês comerem batatas chips guardem o recipiente e façam um bom uso dele. 
RECICLAGEM DE EMBALAGENS
BOA SORTE E SUCESSO NOS TRABALHOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!