Translate

Menu

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE-PE

O Jardim Botânico do Recife (JBR), criado em 1960, e situado às margens da BR-232, no bairro do Curado, conta com uma área aproximada de 10 hectares. No ano de 2008 passou por reformas e restruturação para receber visitantes. Mais uma boa opção de lazer e passeio em Recife. E lá fui, eu e meu marido, conferir e trazer esta novidade para vocês.   
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Abaixo a Adenium obsesum, conhecida com Rosa do Deserto. Apesar do nome Rosa do Deserto, esta planta não se parece em nada com o que conhecemos como rosa. Tenho uma muda em casa, bem pequenina em comparação com este exemplar.   
Recife; Jardim Botânico;
O JBR possui um orquidário para produção e permuta de orquídeas. Amo orquídeas!!! Vejam algumas espécies que podemos encontrar por lá.
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Achei esta orquídea azul simplesmente maravilhosa. Depois fiquei sabendo que a cor não é natural. É o resultado da aplicação de um corante na haste da flor com uma seringa. Fiquei decepcionada e me sentindo enganada. Depois que esta florada cai a próxima não virá azul e sim na cor natural da planta, a não ser que se faça nossa injeção de corante. 
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
O jardim sensorial foi especialmente desenvolvido para pessoas comdeficiências visuais. É um lugar onde é possível interagir com vários tipos de materiais usados nos plantios das mudas. 
Recife; Jardim Botânico;
Ah, as bromélias...
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Diversas plantas nativas, todas com identificação.
Recife; Jardim Botânico;
Cada cantinho do JBR traz uma surpresa agradável, um momento de relaxamento e contemplação da flora e fauna. Problemas? Estresse? O que é isto?
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Há diversas trilhas para exploração do JBR. Algumas liberadas apenas com acompanhamento de guias treinados.
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Recife; Jardim Botânico;
Não conseguimos ver o bicho preguiça que vive no JBR. Acho que ele estava cansado de tanta visita. kkkkkkkkkkk. Quem sabe da próxima vez. Um bom motivo para voltar.
Recife; Jardim Botânico;
Meu conselho para quem for visitar o JBR é usar roupas leves, com calças compridas e tênis. Fui de bermuda e sandálias e me arrependi. Muito mosquito. Um repelente também é uma boa pedida. Rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
Recife; Jardim Botânico;
Dentro do JBR não há comércio com venda de bebidas ou comidas. Do lado de fora algumas barracas já começam a aparecer na área do estacionamento externo. Não se arrisque, leve seu lanche e água. E, principalmente, recolha todo o seu lixo. Ajude a manter o ambiente limpo para os demais visitantes.

Chegamos de tarde e não tivemos tempo para fazer as trilhas com os guias. Faltava pouco tempo para fechar o Jardim. Mas, valeu o passeio. O lugar é muito agradável com várias árvores e plantas identificadas. Um verdadeiro aprendizado. 
O ar é fresco e limpo, o barulho fica por conta dos pássaros de dos visitantes. Por algumas horas você até se esquece de que está numa cidade grande feita de asfalto e cimento.

BOA SORTE e BOM PASSEIO!!!

4 comentários:

  1. Muito lindo minha irmã amada Teresa, as orquideas magnificas, demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Que bom que gostou. Quando estiver melhor venha conhecer. Bjs.

      Excluir
    2. Estou super encantado. Parabéns pela seleção.

      Excluir
  2. JARDIM BOTÂNICO - ORGULHO DE SER RECIFENSE

    ResponderExcluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!