Translate

Menu

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

GELEIA DE MORANGO

Os morangos são frutas silvestres com vários nutrientes benéficos à saúde do ser humano. São ricos em várias vitaminas (C, K, B2, B5, B6 e B9), minerais (cobre, iodo, potássio, magnésio e silício), omega-3 e fibras. Além de possuírem cor e sabor que agradam tanto aos olhos como ao paladar.
Hoje eu resolvi fazer uma deliciosa geleia e vou repartir com vocês esta delícia.
GELEIA; MORANGO; COMPOTA; CONSERVA
ATENÇÃO: Apesar de todos os benefícios do morango, entre elas funções diuréticas comprovadas, ele não deve ser consumido por aqueles que possuem pedras renais. O ácido oxálico presente na fruta pode agravar estes casos. Esta foi a única contraindicação que encontrei a respeito deste delicioso fruto. 
Altamente sensíveis e perecíveis estes frutos só duram em média 3 dias na geladeira. Isto sem serem lavados previamente. Isto porque diferente da maioria das frutas, o morango depois de colhido não continua seu processo de amadurecimento. Este processo é interrompido e começa a deteriorar. Pelo mesmo motivo não compre morangos verdes pensando que irão amadurecer. Simplesmente não irão.
E aí bate aquela vontade de conservar esta fruta para outras ocasiões e momentos. E como fazer? Congelamento, compota ou geleia? É claro que alguns nutrientes irão se perder em qualquer processo de conservação escolhido, mas pelo menos você terá a fruta, seu sabor e boa parte de seus nutrientes fora de sua estação. Durante a estação dos morangos, abuse das frutas in natura, sem nenhum tipo de manipulação, apenas a higienização que deve ser rigorosa na hora de consumir. Lembre-se é uma fruta rasteira.
INGREDIENTES:
  • 1kg de morangos frescos ou congelados;
  • 600g de açúcar refinado ou cristal;
  • Suco de limão (se grande use apenas meio limão).
MODO DE PREPARO:
  1. Limpe os morangos. Lave em água corrente e deixe em água acidificada (limão ou vinagre) por pelo menos 15 minutos. Só depois retire os cabinhos. Selecione as frutas com uma boa cor e que estejam bem firmes e com a forma original. Elimine as frutas estragadas. Normalmente os morangos congelados já vêm limpos, mas faça uma revisão e nova limpeza se for preciso.
  2. Pique os morangos ou amasse-os com um garfo.
  3. Coloque os morangos em uma panela de fundo grosso.
  4. Misture o açúcar e o limão. 
  5. Leve ao fogo brando e deixe dar o ponto de geleia mexendo apenas ocasionalmente.
  6. Retire a espuma que se forma na superfície usando uma escumadeira.
  7. Quando engrossar e atingir o ponto de geleia, retire do fogo.
  8. Despeje a geleia ainda quente em frascos limpos, esterilizados e aquecidos. Não encha até a borda.
    GELEIA; MORANGO; COMPOTA; CONSERVA; RECHEIO DE BOLO; COBERTURA DE TORTAS
DICAS:
  1. Todos os frascos devem ser limpos e esterilizados antes de serem usados. Não importa se novos ou reciclados. 
  2. Se for para comercializar, não deixe de pasteurizar os frascos prontos por 10minutos. Providencie rótulos com as informações pertinentes ao produto.
  3. Se forem seguidos os cuidados com a esterilização dos frascos e pasteurização do produto final, não será necessário por em refrigeração. 
  4. Uma vez aberto o frasco, a refrigeração passa a ser obrigatória para maior segurança e manutenção da qualidade do produto.  As conservas possuem sua durabilidade reduzida pela possível contaminação do ambiente. Em outras palavras, abriu o vidro, coloque em geladeira e reduza o tempo de validade. 
  5. Evite usar vidros grandes. 
O uso da geleia é bem diversificado: 
  • Rechear bolos, cupcakes, tortas.
  • Como cobertura para sorvetes e cremes.
  • Para adoçar e saborizar  iogurtes naturais.
  • Passar em pães, bolachas ou biscoitos.
  • Sobre salada de frutas
Descubram a sua melhor opção de uso de acordo com o seu paladar.

Não deixem de fazer esta simples e maravilhosa receita. Vocês não irão se arrepender, além do sabor, a cor é um verdadeiro espetáculo.

Outra geleia super deliciosa e bem brasileira é a geleia de jabuticaba. Vejam no link http://teresacintra.blogspot.com.br/2013/05/geleia-de-jabuticaba-ola-jabuticaba-e.html. 

Mil bjs e até o próximo post.

BOM APETITE!!!
________________________________________
Atualização 09/set/2014
Encontrei mais uma contraindicação para o uso do morango, além do cálculo renal descrito no início do texto. 4% dos adultos e 8% das crianças possuem alergia alimentar e o morango, mesmo não sendo o único alimento da lista, é o vilão mais frequente. Alergia alimentar é uma resposta anormal do organismo a um determinado componente alimentar. As reações alérgicas podem ser leves ou graves. Normalmente os sintomas ocorrem após alguns minutos ou até uma hora após a ingestão do alimento. Pode ocorrer vermelhidão (ou assadura) ao redor da boca, urticárias ou inchaço, eczemas, vômitos, diarreia, coceira ou inchaço na boca, lábios ou língua, dor de cabeça. Nos casos mais graves, o indivíduo alérgico, pode apresentar aperto na garganta e dificuldade para respirar que pode evoluir para a morte. Se for o seu caso não consuma o alimento e procure orientação médica imediata.
Fonte:
http://saude.ig.com.br/alimentacao/perigo+morango+pode+fazer+mal+a+saude/n1597099697220.html
http://pt.265health.com/conditions-treatments/allergies/1009051238.html
http://www.ehow.com.br/sintomas-alergia-morangos-sobre_7273/
                                              FICA A DICA!
Bjs e boa sorte a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!