Translate

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CAPA PROTETORA PARA TECLADO.

Compramos recentemente um teclado. O anterior já estava detonado e sem condições de recuperação. Aproveitamos apenas o suporte de apoio que também serve de pé.
Mas a loja que vendeu o instrumento não tinha capa protetora para teclado. Procuramos no mercado e na internet e só encontramos daquelas que envolvem totalmente o teclado, ideais para transporte. 
Não era o nosso caso. Nós não temos a intenção de levar o instrumentos para outros lugares. Ele é usado apenas como passatempo aqui mesmo em casa e fica exposto sobre um pé de metal. 
O problema era encontrar uma capa que protegesse o instrumento de poeiras e detritos. Também não queria uma capa que deixasse o ambiente pesado e feio. Queria algo leve e discreto. 
A solução foi fazer a capa eu mesma. Rsrsrsrsrssrsrsrsrsrs. Isto mesmo que vocês entenderam, e lá fui eu providenciar os materiais.
Resolvi fazer a minha capa transparente, então comprei um plástico incolor, destes comprados por metro.

Material necessário:


- 1 m de plástico incolor (não compre um muito grosso ou vai ter problemas na costura com a máquina doméstica).
- jornal
- fita métrica, régua e lápis
- tesoura
- 3 metro de viés
- alfinete de costura, linha e agulha
- máquina de costura

Passo-a-passo:
  • Tirei as medidas do teclado, aumentando 3cm para cada medida. Este aumento é para facilitar a colocação da capa e evitar que ela venha a se rasgar.
  • Risquei em um jornal as peças necessárias e cortei-as. Você pode usar qualquer papel para fazer o molde, mas nada melhor do que reciclar aquele jornal já lido. 
  • Distribui os moldes sobre o plástico, fixando-os. Inicialmente eu pensei em fixá-los com alfinete. Mas, eu pensei que o alfinete iria furar o plástico e desisti. Resolvi fixar com pedacinhos de fita crepe.
  • Depois que cada peça estiva fixa, eu cortei-as deixando uma margem para costura. Deixei o jornal para usar como orientação na hora de costurar. Depois é só retirar o papel. Se você preferir pode riscar o plástico com caneta permanente, mas corre o risco de traço ficar aparecendo. Ou então, você pode cortar todas as margens de costura com a mesma medida e na hora de costurar você sabe qual é a distância que deve manter da borda do plástico. Não adianta tentar riscar o plástico com outro tipo de caneta ou lápis que será serviço perdido.
  • Eu preferi começar juntando as partes que formam a lateral do protetor. Para dar um acabamento diferenciado, resolvi colocar um viés entre os plásticos. Para isto abri o viés e dobrei no meio, colocando a dobra do mesmo para ficar do lado direito da costura, entre os dois plásticos. 
  • Depois eu alinhavei para firmar todas as peças no lugar e facilitar a costura na máquina.  No caso do plástico não se preocupei com direito ou avesso, os dois lados são iguais. Mas, se você for fazer em outro material (couro natural ou ecológico, TNT, ou plástico com desenhos), fique atento ao lado certo na hora de alinhavar, para que todas as costuras fiquem no avesso da peça. 
  • Depois que costurar na máquina as laterias do protetor, fechando o retângulo, é hora de fixar a parte do tampo. Usei o mesmo processo das fitas crepes para prender as partes, lembrando de colocar o viés entre elas. 
  • Depois de costurada todas as peças, arremate as linhas da costura, corte as sobras do plástico nas costuras. Não corte muito próximo às costuras, deixe uma margem para evitar que o plástico venha a se romper. 
  • Retire os jornais e fitas crepes. 
  • Vire a capa com o direito para fora e coloque-a sobre o teclado. 
CAPA PARA TECLADO; FAÇA VOCE MESMO; ORGANIZAÇÃO DO LAR; ARRUMAÇÃO DO LAR; costura de capas
CAPA PARA TECLADO; FAÇA VOCE MESMO; ORGANIZAÇÃO DO LAR; ARRUMAÇÃO DO LAR;

Gostei do resultado final. Trabalho concluído e satisfatório. Agora nosso cantinho de lazer musical está organizado e sempre pronto para uso. Quando eu resolvo fazer alguma coisa, ninguém me segura. kkkkkkkkkkkkkkkk.
E aí? Vocês gostaram?

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!!!
Obrigada pela visita!!!

2 comentários:

  1. parabéns ! Gostei. Vou fazer o meu.Carlos. RIO-GOIANIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha gostado. Não deixe de publicar o seu trabalho.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!