Translate

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Panetone trufado

Não encontra panetone trufado para comprar? O preço está muito alto?
A solução é bem simples: Faça o seu panetone trufado. O recheio fica a seu gosto e a decoração será única, sem outra igual.
O primeiro passo é providenciar o panetone a ser recheado. Pode ser um de frutas ou chocolate. Escolha um de boa procedência e com pouco tempo de confecção (confira a data de validade) ou faça o seu próprio panetone. Tem muita receitas legais na internet. 
Eu preferi escolher um pronto de chocolate. 
culinária de natal
O primeiro passo é providenciar o panetone e o recheio. Eu escolhi um ganache de chocolate meio amargo. Você pode acrescentar passas, nozes ou castanhas quebradas ou frutas cristalizadas. O ganache é feito com 200g de chocolate meio amargo picado e derretido (em banho maria ou no microondas), acrescentando depois meia caixinha de creme de leite.
Com o auxílio de uma faca bem afiada faça um corte profundo no panetone, formando um círculo. É importante ter cuidado para não vazar o panetone. 
Depois faça um corte em cruz no meio do círculo, isto irá facilitar a retirada do miolo do panetone sem quebrá-lo. 
Com cuidado retire o miolo e reserve. 
Comece a colocar o recheio no buraco e forre o fundo e toda a lateral do panetone. 
 Faça camadas intercalando o recheio com o miolo reservado. Não economize no recheio.
No final tampe o panetone com a parte da casca retirada. É natural que sobre miolo, afinal parte do mesmo foi substituído por ganache. Retire o papel que envolve o panetone e faça a decoração do mesmo. 
Nesta hora vale soltar a criatividade e usar o que se tem em mãos. Você pode cobrir o panetone com o chocolate derretido e enfeitar com nozes, frutas cristalizadas ou raspas de chocolate.
Ou pode personalizar seu panetone criando uma decoração únicas.
Eu escolhi fazer um pequeno pinheiro de massa de leite linho tingida com corante verde, com anjinhos de biscoito de gengibre que tinham as asinhas feitas com a mesma massa do pinheiro. Para isto, eu cobri o panetone com um pouco da mesma massa (sem corante) esticada com rolo de cozinha. Desta forma o corte feito na parte superior do panetone, ficou escondida.
Com uma pequena tesoura de ponta, eu fiz pequenos cortes na massa, começando pela parte inferior até chegar no topo do pinheiro. Depois, eu polvilhei com açúcar de confeiteiro para simular neve e deixei secar.
Os anjinhos foi ideia de minha filha para aproveitar as sobras da massa de uma casinha de biscoito de gengibre e mel. (http://teresacintra.blogspot.com.br/2013/12/bolo-com-casinha-de-biscoito-de.html) Depois é só fixar as peças com glacê real. A aurela dos anjinhos também foi feita com glacê real. 
Vejam o resultado final! Gostaram?
Vocês podem colocar uma chaminé sobre o panetone e um papai noel nela (entrando ou saindo). 
culinária de natal
Embaixo tem uma foto do panetone e da casinha de gengibre e mel. Esta última sobre um bolo de chocolate.
Sei que é uma dica de última hora, mas é tão rápida, que dá tempo de preparar. Mas ainda dá para dar aquele presente de natal de última hora. É só colocar o panetone em um prato decorado com motivos natalinos, colocar frutas secas e castanhas ao redor, cobrir tudo com papel celofane transparente e finalizar com um laço de fita.

Mil bjs a todas vocês!
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!!!

2 comentários:

  1. Muito bacana!
    Tbm fiz um post sobre panetones e os preços: http://www.poderweb.com.br/panetone-descubra-o-melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bianca.
      Visitei o seu site e li o post sobre panetones. Uma delícia. Adoro os com chocolate, mas fiquei tentada a experimentar o de doce de leite.
      Um abraço e sucesso sempre.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!