Translate

Menu

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ARRANJOS NATALINOS

Pinhas

Pinha

Está chegando o dia de montar a árvore de natal e enfeitar a casa com os arranjos natalinos e guirlandas.
1º de dezembro é o dia consagrado para este ritual, mas nada impede de começarmos a desempacotar os artigos do ano passado e fazer um balanço do que temos, o que necessita de reparo e, por que não, adquirir novos enfeites ou mesmo criá-los. 
Sempre começamos pela árvore de natal, depois a guirlanda na entrada da casa e por último os toques finais na decoração. 
Um bonito arranjo natalino na mesa do centro, no bufê ou na mesa de jantar sempre alegra o ambiente e é super bem-vindo.
Muitas vezes nem é preciso procurar muito, os materiais já podem estar bem ali, ao seu alcance. Basta uma nova roupagem com um pouco de brilho e, surpresa, eis um lindo arranjo.
Hoje vou postar algumas ideias para a decoração de natal. Ideias simples, práticas e bacanas. A originalidade vai da criatividade de cada um na hora de montar o arranjo final. 
Vamos começar com as pinhas. 
Pinhas
Oriundas dos pinheiros, as pinhas são tradicionais nos arranjos natalinos dos países acima do equador, aqueles com o dezembro branco. Países em que o natal cai no inverno. Período que normalmente neva nestes lugares, daí o nome dezembro branco ou natal com neve. É natural que com a colonização vários costumes tenham sido trazidos e incorporados ao nosso país. A árvore de natal em forma de pinheiro, as pinhas compondo arranjos de mesas, entre outros, são apenas alguns exemplos. 
A ideia que trago para o arranjo de hoje é bem fácil de fazer.
Material necessário:
- Pinhas
- Tinta acrílica metalizada na cor dourado solar. Eu optei pela Metal colors acrylic da Acrilex, por ser atóxica e solúvel em água. 
- Verniz acrílico à base de água (opcional).
- Pano de limpeza, pote com água.
- Bolas de natal vermelhas e/ou douradas.
- Recipiente para o arranjo (de madeira, vidro, cristal ou cerâmica).
Execução e montagem:
  • Limpe as pinhas e tire todas as impurezas. Escolhas as que estiverem mais abertas, perfeitas e maiores. Para outros arranjos as pequenas podem ser a escolha ideal.
  • Com a tinta dourada e o auxílio de um pincel, dê pinceladas apenas nas pontas das pinhas. A ideia é dar um pouco de brilho, sem cobrir totalmente as pinhas com o dourado. 
  • Deixe secar.
  • Comece a montagem e verifique a melhor combinação e distribuição. 
Alguns exemplos:
   1. Com bolas vermelhas e douradas em uma vasilha de madeira.
DECORAÇÃO DE NATAL
DECORAÇÃO DE NATAL
   2. Com bolas vermelhas e bolas de isopor com decoupagem em recipiente de madeira.
DECORAÇÃO DE NATAL
   3. Com bolas vermelhas em folha de palmeira.
DECORAÇÃO DE NATAL
DECORAÇÃO DE NATAL
   4. Com bolas vermelhas e douradas em folha de palmeira.
DECORAÇÃO DE NATAL
DECORAÇÃO DE NATAL
   5. Com bolas vermelhas, douradas e decoradas com decoupagem em folha de palmeira.
DECORAÇÃO DE NATAL
DECORAÇÃO DE NATAL
6- Apenas as pinhas em uma taça grande de vidro decorada com um laço de fita nas cores natalinas.
pinhas
Tente outras variedades de materiais e novas combinações até eleger a que melhor te agrada. Experimente fazer o arranjo em vaso de vidro ou cristal, forrados com musgo de jardinagem e decorados com laços de fitas. Acrescente velas e outros itens de sua preferência. 

   Lembrem-se que você pode utilizar a tinta e a cor de sua preferência. Particularmente, eu acho que o dourado combina muito bem com o vermelho e verde do natal. Mas, se preferir utilizar a cor branca, prata e azul, escolha uma tinta prateada para as pinhas, bolas prateadas e azuis e um recipiente branco, de vidro ou até mesmo uma bandeja de prata ou inox. Usar um espelho como bandeja para montar o arranjo também fica bem interessante. 
    O arranjo que escolhi para a minha mesa de centro foi este:
DECORAÇÃO DE NATAL
Para o móvel que dá apoio à sala de estar escolhi a taça com as pinhas. Belo em sua simplicidade.
DECORAÇÃO DE NATAL
Mas, sempre posso mudá-los, conforme novas combinações forem surgindo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Curiosidade: nos países de inverno rigoroso, as pinhas também são utilizadas nas lareiras junto com as lenhas. Dizem que são bastante aromáticas. 

Atualmente, reciclar o que já temos e aproveitar o que a natureza nos dispõe é uma atitude de sustentabilidade bem aceita e agrega valores especiais aos arranjos. Isto sem falar na questão da originalidade, afinal seu arranjo não poderá ser encontrado em lojas. Ele é único e especial, foi você quem o fez, com carinho e zelo, para sua família e amigos. Quer algo mais especial que isto?

As bolas com decoupagem podem ser feitas seguindo o passo-a-passo do link http://teresacintra.blogspot.com.br/2013/10/decoracao-de-natal-com-decoupagem-bolas.html, e o centro com folha de palmeira no link http://teresacintra.blogspot.com.br/2013/08/artesanato-com-folha-de-palmeira-em-um.html

A internet está cheia de exemplos e arranjos que podem ser feitos em casa, basta reunir os materiais necessários ou adaptá-los conforme seu gosto pessoal. Eis algumas ideias que reuni para servir de inspiração. Estes exemplos abaixo, todos com pinhas, foram tirados da internet e não são de minha autoria.
Espero que tenham gostado do tema de hoje. O que estão esperando? Nada de deixar pra depois. Comecem os trabalhos o mais rápido possível. Falta menos de um mês para o Natal. 

BONS TRABALHOS E BOA SORTE!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!