Translate

Menu

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mostra de Orquídeas de Pernambuco

XXXIV MOSTRA DE ORQUÍDEAS DE PERNAMBUCO

III WORKSHOP DE ORQUÍDEAS DE PERNAMBUCO

A Mostra de Orquídeas de Pernambuco, promovida pela ASSOPE (Associação Orquidófila de Pernambuco), no período de 18 a 20 de outubro, foi um sucesso.

Com entrada franca para visitação pública, a Mostra ocorreu no Museu do Estado de Pernambuco.
Além da exposição e premiações para as melhores orquídeas, o evento contou com palestras sobre o assunto e várias oficinas.
Orquídeas
As palestras e oficinas foram ministradas por engenheiro florestal, pesquisador botânico, engenheiro agrônomo e biólogos, que tiraram dúvidas tanto dos que já estão no ramo como daqueles que estão iniciando suas experiências no cultivo de orquídeas. (Leigos como eu. kkkkkkkkkkkkkkkkkk).

Fiz a oficina de envasamento de orquídeas com a Engenheira Agrônoma da ASSOPE, Karine Soares. Demonstrando domínio no assunto, ela conseguiu repassar a técnica de forma simples e segura.
 Agora não tenho mais desculpas. Dúvidas tiradas, tabus quebrados (tipo, orquídea não se cultiva em apê), hora de criar coragem e cair de cabeça nesta nova e deliciosa mania. kkkkkkkkkkkk. E o melhor é que filmei tudinho.
(snif, snif... não estou conseguindo colocar o vídeo. Fico devendo).
Gravei boa parte da oficina de envasamento e gostaria de deixar como lembrança deste momento, mas não estou conseguindo postar. Preciso compactar o vídeo, o que vou ter que aprender a fazer. Vai demorar um pouco, mas prometo postar assim que conseguir. As fotos abaixo tirei do filme. 
Orquídeas
Circulando entre os exemplares de orquídeas. É fácil compreender o fascínio que exercem sobre as pessoas. Suas cores, formas, tamanhos e aromas. Sim, aromas. Algumas tem um perfume bem ativo e presente. 
Orquídeas
A variedade é realmente bem grande e olha que muitas espécies brasileiras não são encontradas no nordeste. As orquídeas formam
uma família de aspectos bem diversificados. Algumas são suaves e delicadas, outras são como uma explosão de cores, outras exóticas. Difícil escolher uma preferida. São todas lindas!!!
São mais de 30.000 espécies distribuídas em todos os continentes. Só na América do Sul são mais de 12.000, sendo a Colômbia o país com a maior concentração. O Brasil fica em 4º lugar em todo o mundo. Gente, é muita coisa. Infelizmente muitas espécies estão ameaçadas. Destruição dos biomas e por conseguinte do habitat natural das orquídeas são os maiores responsáveis pela ameaça. 
Na oficina "Faça você mesmo", ministrada por Gerson Paiva, aprendemos a preparar os suportes de arame para pendurar os vasos em árvores, teto ou paredes. Além da demonstração da técnica, tivemos a oportunidade de executá-la. No final, cada participante ganhou o suporte que fez. Uma pequena e linda lembrança do evento. 

Outra oficina que chamou atenção foi a de Bonsai, pela Bonsaista Rejane Liberal, de Aldeia (PE). Embora fuja do tópico da exposição, o tema encanta muitos pernambucanos e é sempre bem procurado pelos admiradores de jardinagem. 
Rejane fez demonstração dos passos necessários para fazer um bonsai, como o tipo de terra, a troca do vaso, a poda e as amarrações para dar a forma desejada. A muda usada nas fotos abaixo foi uma jabuticabeira. 
Eis alguns dos bonsais expostos:
Mas não pensem que foram apenas os bonsais os "estranhos" que invadiram a mostra de orquídeas. Não senhor, vejam os outros invasores. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Plantas para todos os gostos, até a Rosa do Deserto estava presente.
Esta eu não conhecia: Jasmim de Cera. Realmente, ela nem parece de verdade. Mas é! Vejam como ela é diferente e exótica. 
Eu fui e conferi pessoalmente. Foi um evento maravilhoso, bem interativo. E o lugar é simplesmente inspirador. Já estou aguardando a próxima exposição. Quem sabe não coloco uma de minhas mudas? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Afinal, eu aprendi muita coisa. Agora é só praticar e ousar. 

BEIJOCAS!!!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!
      É fácil falar (ou escrever) sobre algo que gostamos. Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  2. Ficou lindas suas fotos e belo relato, parabéns, Marta do orquidéas,olhares & Meus Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também gostei muito do seu blog, ele é um incentivo para quem quer começar mesmo que em uma pequena varanda. Bjs.

      Excluir
  3. Nossa é simples sua página mas é gostosa de se ler amei!! Viajando nos seus comentários sobre as orquídeas etc.E aquela de cera linda não conhecia e nem conheço rsrsrsr somente por aqui genial!!!Estão me devendo meu filho e nora ano que vem ir para Holambra na festa das flores vou ficar encantada e ansiosa pois nunca fui!!Parabéns pelo seu blog de cara amei!! Favoritando rsrsr!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maah. Agradeço sua visita e comentário. Eu também não conhecia o jasmim de cera. Incrível, né? E é bem cheirosa. Também tenho vontade de conhecer Holambra. Quem sabe um dia. Um abraço e volte sempre.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!