Translate

Menu

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ARTESANATO COM MATERIAIS NATURAIS

ARTESANATO COM FOLHA DE PALMEIRA:
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica

Em um belo dia de sol, caminhando despreocupadamente pelo parque, com meu marido, algo que seria natural, chamou nossa atenção.

Uma folha de palmeira simplesmente caiu.

Paramos e observamos. As ideias se formando e levando a uma decisão.

- Vamos levar esta folha.

kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Isto mesmo, saímos do parque com a folha debaixo do braço.

Adoro reciclagem. E a natureza nos fornece gratuitamente muitos materiais naturais para reciclarmos e usarmos como decoração. Por que não aproveitar? 

Ainda não sabia o que eu iria fazer, mas uma coisa estava bem clara: Era preciso deixar a folha secar.

Imediatamente, coloquei-a na área reservada ao motor dos aparelhos de ar condicionado. Afinal é um lugar seco e quente. Não poderia ter lugar melhor.
Hora de imaginar o que fazer com a folha e por mão na massa.

A forma oferece várias possibilidades: barco, peixe, centro de mesa, arranjo floral... Brinquei um pouco com a folha deixando a imaginação correr.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica
Decidi por um centro de mesa para minha sala de estar.
Sabendo o que fazer, eu providenciei os materiais necessários. 

Veja o que separei:
- Fita adesiva;
- Cola branca extra forte;
- Pó de serragem;
- Estilete;
- Lixa de madeira;
- Pincel fino;
- Pincel largo;
- Paninho de limpeza;
- Plástico ou oleado para proteger o local de trabalho;
- Laca seladora para madeira.

Passo a passo:
  • Passados alguns dias, percebi que no bico (ponta) da folha, tinha uma abertura que estava aumentando durante a secagem e iria comprometer o trabalho.
Precisava dar uma solução para o problema. Então usei uma fita adesiva para fechar a tal abertura. Desta maneira quando a secagem se completasse, a ponta ficaria na posição desejada. É mais fácil vergar a folha ainda verde. Tentar moldar a folha seca pode quebra-la.
  • Durante o processo de secagem percebi que a folha estava enrolando suas bordas para dentro. Como queria que ficasse aberta, coloquei um objeto no interior para forçar a secagem com a folha aberta. Qualquer objeto sem ponta perfurante serve (de plástico, madeira...).  
  • Depois de mais alguns dias..., e estando a folha completamente seca, preparei uma massa de pó de serragem com a cola branca. Para facilitar a emenda, tirei a fita adesiva e amarrei a ponta com uma fibra tirada da borda da própria folha.
Sempre forro a mesa de trabalho. Tenho uma cortina velha de blackout que uso com esta finalidade. Você pode usar um plástico grosso (oleado) ou mesmo jornais. 
  • Com a massa, preenchi a abertura que tinha surgido. Procurei nivelar o melhor possível.
     
     
Deixei secar bem, antes de passar para a próxima etapa.
  • Com a lixa de madeira, lixei a folha.
  • Usei o estilete para tirar as rebarbas nas bordas da folha.
  • Depois, limpei com um paninho, tirando todo o pó.
  • Mantive a amarração na ponta da folha, achei que ficou bem interessante. Apenas dei um acabamento melhor, colando as pontas. 
  • Momento de dar o acabamento final.
Pintar? Passar verniz fosco, semi-brilho ou brilhoso? Laca?
Inicialmente pensei em pintar o interior da folha com dourado e exterior com laca. Mas, depois de observar a folha com atenção, resolvi não pintar. O interior da folha tem pequenas pintas marrons que achei bem charmosas. 

Optei pela laca seladora a base de nitrocelulose, incolor.

Usei dois pinceis, um largo e um fino para dar o acabamento nas pontas e dobras da folha. Mas, pode ser usado um rolinho ou brocha. 
É importante selar a folha para evitar algum tipo de inseto ou fungo. Além, é claro, que um bom acabamento valoriza o trabalho final.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica


E aí? Gostaram?

Eu adorei o resultado final.

Modéstia à parte, meu centro de mesa ficou lindo e bem original.
Futuramente irei fazer algumas daquelas bolas decorativas artesanais. Até lá, coloquei algumas frutas de madeira. Você pode colocar um arranjo artificial ou o que sua imaginação quiser. 

As formiguinhas foram um toque especial de minha filha. Amei.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica

No Natal, a folha ganha novos enfeites e entra no clima da festa.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica; natal
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica

Às vezes uma peça de decoração simplesmente cai aos nossos pés. Então fique atento em suas caminhadas e passeios. Você pode fazer grandes descobertas.




9 comentários:

  1. RS...Aconteceu a mesma coisa comigo e com meu esposo hj num parque ,enquanto caminhávamos com as crianças no parque hj, avistei uma folha bem grandona de palmeira caída ..Não pensei duas vezes..trouxe-a pra casa e com essa sua super dica vou decorar nossa casa!!! Bju Bju Marcela Molina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado. Tenha a certeza que seu arranjo irá chamar atenção de todos. Não deixe de colocar uma foto do trabalho finalizado.
      Obrigada pela visita.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Sempre tive vontade de fazer esse arranjo! Com as suas dicas fiquei inspirada! Obrigada

      Excluir
  2. ola li toda a sua orientaçAO. Perto de minha casa na praia sempre tem folhas de palmeiras já secas ou secando. De tanto ter a mesma ideia ou fazer um arranjo com a folha de palmeira ontem trouxe a para casa e vou dar uma cara nova a ela decorando o meu lar fazendo um arranjo ou algo semelhante. Obrigada pelas orientaçoes de passo a passo. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karin.
      Fiz este arranjo em 2013 e ainda o tenho em minha sala. Sempre que recebo visitas, ele faz parte das conversas. kkkkkkkkk. Todo mundo fica encantado com a ideia da natureza como decoração. Depois me envie as fotos do seu trabalho com a folha para ser publicada em meu blog. Se vc quiser, é claro.
      Bjs e sucesso sempre.

      Excluir
  3. Achei lindo toda essa criatividade que voce oferece , queria uma sugestão para um jogo que tenho de banquinhos e centro de mesa de madeira já estão bastante usados, o que voce sugere uma patina talvez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      As opções são muitas. A escolha irá depender da utilidade do conjunto, da área em que ficam (sala, copa, cozinha, varanda, quintal), do estilo de sua decoração (embora neste caso um pouco de contraste pode ficar legal), de que tipo são os bancos e a mesa, e da sua habilidade com artesanato.
      Você pode fazer:
      - pátina
      - colagem de tecido no assento dos bancos e pintura colorida dos pés. A mesa compõe com os bancos? Se sim pintura similar nos bancos.
      - Mosaico no tampo da mesa e assento dos bancos (se o banco não for ripado) e pintura nos pés.
      - Pintura de todo o móvel com uma única cor e aplicação de decoupagem. Neste caso será necessário envernizar para conservar o trabalho.
      - Pintura dos bancos e confecção de almofadas em tecido, crochê, tricô, ... Se for ficar em varanda, procure um tecido que resista ao sol e água.
      - capa de crochê/tricô para os assentos dos bancos (não são almofadas).
      - Lixar a madeira até sair o acabamento atual (pintura, verniz?), passar um isolante para madeira, pintar com estêncil, deixando o fundo em madeira, deixar secar bem e impermeabilizar com verniz. Para uma maior conservação do tampo da mesa pode-se colocar vidro sobre o trabalho já pronto e bem seco.
      Espero ter ajudado.
      Quando tiver finalizado não deixe de postar seu trabalho.
      Obrigada pela visita.
      Um abraço e sucesso em seus trabalhos.

      Excluir
  4. Olá a minha folha está verde gostaria de fazer um vaso de suculentas e deixar na grama mesmo. Precisa secar antes de fazer? Sabe um verniz que posso usar para o plantio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Mendes, normalmente estas folhas são usadas secas em decoração de interiores.
      É importante ter em mente que este tipo de material natural é perecível. Se você usar a folha verde ela irá se decompor. Acredito que o mesmo irá ocorrer se ficar em área externa sobre a grama, mesmo que esteja seca.

      Você pode tentar um meio termo. Preparar a folha (secar e envernizar) e deixá-la em uma varanda coberta sobre uma mesa, aparador ou no chão. Se quiser plantar e não correr o risco da folha apodrecer, mesmo com o verniz, use 1 ou 2 garrafas pet cortadas no sentido longitudinal e plante nestas garrafas suas suculentas. Depois é só encaixar na folha seca e preencher os espaços com musgo seco, areia ou pedrinhas.

      Se você quiser arriscar e deixar na grama, eu sugiro que deixe secar bem em local seco. Antes de plantar, use um verniz para exteriores. Tipo verniz naval ou verniz resinado. Passe duas ou três demãos. Mas, não há garantias de durabilidade se ficar no exterior. Além das regas normais, há as chuvas, o relento e a umidade da própria grama. Isto sem contar que a quantidade necessária de água para as suculentas é menor do que para a grama.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!