Translate

Menu

sexta-feira, 26 de julho de 2013

DÉCOUPAGE - CAIXA DE CHÁ

 CAIXA DE CHÁ COM DECOUPAGE

Há muito tempo que queria uma caixa para guardar os envelopes de chá de maneira organizada e bonita. As embalagens originais podem ser práticas, mas não embelezam nenhuma mesa. Além do mais, em uma mesma caixa é possível colocar vários sabores e deixar que cada um escolha o seu preferido.
Depois de procurar no comércio as opções disponíveis, resolvi fazer minha própria caixa em artesanato. Algo que me agrada bastante.
A técnica que escolhi foi a découpage.
CAIXA: ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; DECOUPAGEM;
Consiste em um artesanato que usa a técnica de colagem de guardanapo, jornais, revistas, fotos, papéis de presente e qualquer outro tipo de papel ou mesmo tecidos.

Hora de adquirir e juntar todos os materiais necessários:

- Caixa em MDF para chá. Nas lojas para artesanato existem vários modelos e tamanhos. Escolhi um modelo que acomodasse três tipos de chá. Não queria nada muito grande que ocupasse muito espaço na mesa.

- Guardanapo. Para o tamanho da caixa escolhida um único guardanapo foi suficiente. Existem várias opções de estampas e cores, cada um mais lindo que o outro. Optei por um com várias xícaras de chá.

- Lixa fina para madeira.  
- Tinta latéx ou acrílica na cor branca.   
- Tinta para artesanato na cor desejada. Para fazer detalhes ou pintar as áreas que não receberão a colagem. Eu usei um resto de tinta latéx marrom que tinha em casa. E comprei uma tinta dourada para dar acabamento ao trabalho.
- Cola branca extra forte.
- Um pincel fino e outro largo.
- Um rolinho de espuma.
- Recipiente com água para lavar os pinceis.
- Tesoura ou estilete.
- Plástico grande, oleado ou outro material para forrar a mesa de trabalho. Eu tenho uma velha cortina de blackout que guardo para estas ocasiões.
- Pedaço de pano de limpeza.
- Um pedaço de saco plástico (limpo e seco).
- Chave de fenda.
- Verniz acrílico a base de água.

PASSO A PASSO:
  • Tire o visor de vidro e as divisórias de dentro da caixa.
  • Com a chave de fenda, desparafuse as dobradiças da tampa e guarde com cuidado para não perder.
  • Lixe a caixinha. É necessário tirar as rebarbas e irregularidades da madeira.
  • Limpe bem com o paninho, tirando toda a poeira e pó da madeira.
  • Passe duas demão de tinta branca com o rolinho de espuma em toda a caixa, intercalando um período entre elas para secagem. Se você for do tipo apressada use um secador de cabelos para agilizar o processo.
  • Como a cor básica de minha caixa era branca, passei uma terceira demão de tinta, para ficar com uma cobertura mais uniforme. Você pode usar a cor de sua preferência, escolha alguma que tenha a ver com o guardanapo escolhido. Mas é importante lembrar que a cor de fundo não pode ser escura, senão o desenho do guardanapo irá ficar apagado. 
ATENÇÃO: Cuidado ao pintar internamente para não obstruir as ranhuras que receberão as divisórias. Algumas pessoas fazem a opção em não pintar o interior da caixa, deixando a madeira natural. Eu gosto de pintar ou colar algum papel para dar um melhor acabamento. É questão de gosto.

  • Com a tinta marrom e o pincel fino fiz o contorno na tampa, no visor e na base da caixa. Apenas para fazer um contraste com o branco da caixa. Deixei secar.
  • Abra o guardanapo sobre uma superfície. A mesma figura se repete por quatro vezes. Dependendo do tamanho do trabalho você irá usar apenas uma parte do papel. 
  • Escolha a melhor forma de dispor as figuras na caixa. Brinque com os desenhos antes de colar, até escolher a disposição que mais lhe agradar.
  • Recorte as figuras com a tesoura ou com as mãos. Preferi rasgar com as mãos para ficar irregular e não realçar as bordas do papel após a colagem.
  • Separe as camadas do guardanapo com cuidado. São três camadas bem finas e frágeis. Despreze as sem o desenho. Você irá usar apenas a que contem a estampa.

  • Com um pincel largo passe a cola diluída a 50% (metade cola e metade água) sobre a superfície escolhida.
  • Coloque o guardanapo sobre a cola com cuidado para não rasgar. 
  • É neste momento que vem o “pulo do gato” um pequeno truque que muitas vezes não é repassado e que pode fazer toda a diferença no resultado final do trabalho: Sobre o guardanapo coloque aquele pedaço de saco plástico que estava separado e com o paninho, faça movimentos circulares de dentro pra fora do desenho. Movimentos suaves, porém firmes. Desta forma você irá evitar ou pelo menos minimizar as rugas e bolhas no papel. No lugar do paninho, você pode usar um rolinho de espuma seco, nunca os dedos.
  • Retire o plástico com cuidado. Deixe secar e passe mais uma camada de cola diluída sobre o guardanapo. Se você fizer este processo antes da secagem do papel, ele pode romper, sendo necessário a sua retirada para substituição.
  • Deixe secar bem.
  • Personalize a caixa ao seu jeito. Arabescos nos cantos, pequenos toques de cor ou sombras aqui e acolá.

  • Eu optei por usar um toque de dourado sobre as tinta marrom anteriormente pintada em algumas partes da caixa e em linhas sinuosas para preencher um pouco o branco do fundo e fazer um link com todas as figuras.
  • Colei o guardanapo na tampa (exterior e interior), laterais e parte posterior da caixa. Exagero? Não sei, talvez. Mas o efeito final me agradou bastante.
    CAIXA: ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; DECOUPAGEM;
  • Hora de finalizar o trabalho com o verniz acrílico. Brilho, semi-brilho ou fosco, fica ao critério de cada um. Passe pelo menos duas camadas, sempre intercalando secagem.
O verniz é de suma importância para proteger o trabalho e facilitar futuras limpezas na caixinha. Limpeza que deverá ver feita com um pano úmido.
  • Agora é deixar secar bem o verniz, recolocar as dobradiças, visor de vidro e divisórias no lugar.
    CAIXA: ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; DECOUPAGEM;

    CAIXA: ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; DECOUPAGEM;

Prontinho! Trabalho finalizado.
CAIXA: ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; DECOUPAGEM;
E então que tal um chá?

Está animada para fazer sua caixinha? Ou quem sabe outra peça? Um porta chave, uma caixa para pequenos objetos. Ou um móvel, como uma cômoda, um banco, uma cadeira...

Solte sua imaginação, viaje nos papeis de presente e guardanapos, e simplesmente comece. Dar o primeiro passo é sempre mais difícil. Depois você não que parar mais. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.


Mil bjs e até a próxima postagem (arte, viagem ou guloseimas).

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!