Translate

Menu

quarta-feira, 3 de julho de 2013

CUPIM OU POLIA?

Sempre gostei de móveis de madeira. Mas a qualidade do que compramos nem sempre vem estampada na aparência e acabamento externo. Em alguns casos temos o dissabor de após um período de uso, que pode ser curto ou longo, encontrar pequenos montinhos que parecem minúsculas bolinhas de madeira. Na verdade são fezes secas de um terrível inseto. CUPIM! 😕😟😩
Foi o que me aconteceu.
Há alguns anos comprei uma linda estante, estilo inglês Queen Anne (réplica) e duas bandejas em madeira. Uma das bandejas, eu presenteei e fiquei com a outra.
Foi com muito desgosto e pavor que descobri pequenos montes de “bolinhas de madeira” na minha bela estante e também na bandeja. 
- CUPIM!!! – soltei o alerta geral em casa.
Meu marido muito tranquilamente, após minuciosa inspeção, declarou convicto:

- POLIA. É um tipo mais brando e possível o combate.

Como ele sabe? Pensei.

- Temos muitos móveis de madeira mais antigos sem cupim. – retruquei, completando em seguida – Ou polia.

- Normalmente já vem no móvel. Principalmente se a madeira não foi devidamente tratada. – ele continuou mantendo sua calma e controle habitual.

Não é que eu não tenha acreditado, mas resolvi fazer algumas pesquisas. Queria ter a certeza sobre qual caminho tomar. Tratar o móvel com veneno ou substituí-lo imediatamente. Veneno ou uma grande fogueira?

Resolvi pesquisar na internet sobre o assunto. Afinal se compramos um móvel, seja ele qual for, não queremos que ele se desmanche diante de nossos olhos.

Cupim ou polia? O que são?

São pequenos insetos que aparecem nos móveis sem convite e cerimônia e se alimentam de celulose. Atacam papeis, livros e todo tipo de móveis e objetos de madeira. O exceção das madeiras nobres.
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim;
Normalmente os cupins possuem uma grande capacidade de proliferação e se alastram rapidamente.

Existem vários tipos de cupins catalogados no mundo, a maioria vive em regiões tropicais e subtropicais.

Basicamente, os tipos mais comuns no Brasil podem ser divididos em quatro grupos:
  • Cupim de solo ou cupim subterrâneo – vivem no solo e nos vãos estruturais das construções. Deixa trilhas mais finas.
  • Cupim de madeira seca – deixa trilhas grossas e é o mais conhecido.
  • Cupim Polia – Comum em móveis como guarda-roupa, estantes e outros objetos feitos com madeiras sem tratamento e contaminadas.
  • Cupim pica-pau - mais raro. É maior que os demais e mais rápido em sua destruição.  
Eu sabia! Polia é um tipo de cupim. Tá, existem tipos mais agressivos e piores. Mas nem por isto a situação é agradável e insignificante.

Como é que uma fábrica de móveis usa madeiras sem o devido tratamento? Será que só se preocupam com a aparência?

Não sei se é coincidência, mas a estante e as bandejas foram compradas na mesma fábrica. Meus outros móveis de madeira (mesa de jantar, cadeiras, mesa de jogos, poltronas, mesa de centro e mesa de canto), foram comprados na mesma região, mas em outras fábricas, nunca apresentaram tal “inconveniente”.

Qualidade da madeira usada? Tratamento prévio da madeira? Mistura de madeiras de qualidade (as chamadas madeiras de lei) com madeiras inferiores? Falta de responsabilidade e envolvimento do proprietário da fábrica de móveis?

Embora não tenha certeza, acho que a bandeja que dei de presente também estava "contaminada". Pura especulação, visto que a pessoa diz ter repassado para outra pessoa. Acho que ela ficou encabulada em admitir ter jogado a bandeja fora ao detectar a presença de polia. Encabulada e embaraçada fiquei eu. Achava que estava dando um bom presente e na realidade estava ocasionando um problemão. Realmente, uma situação extremamente desagradável.

No caso de polia, normalmente o ataque fica restrito à peça de madeira infestada. A polia só passa para outro móvel se tiver contato direto entre si. Isto porque não forma trilhas de deslocamento. Menos mal. Pelo menos o ataque não terá que ser na casa toda. Apenas nas peças daquela específica fábrica. Fábrica que com certeza estará riscada de minha lista pessoal e de indicação aos amigos e conhecidos.

É preciso combater intensamente com veneno para cupim. 

Mesmo estando restrito a um móvel específico e não passar diretamente para outros móveis, sempre existe o risco da chamada "revoada". Revoada é quando, estando a colônia superlotada, algumas "princesas" saem da colônia para fazer novos ninhos em outros lugares. Estes cupins reprodutores, conhecidos por "aleluia", são alados (possuem asas). A revoada normalmente acontece em períodos úmidos e quentes. Ao encontrarem o novo lar, o cupim alado perde suas asas. Portanto, se encontrarem no chão ou em algum móvel minúsculas asinhas de inseto, fiquem atento. Sua casa e seus móveis podem estar abrigando indesejáveis moradores.

Se a área acometida for grande o ideal é que um profissional seja chamado.

Inicialmente fiquei tentada a chamar uma equipe profissional. Mudei de ideia após uma inspeção mais detalhada na estante. Tiramos todos os livros da área acometida e verificamos que o ataque era na madeira de um dos lados e no tampo superior. Bom, pelo menos até o momento. É impossível saber se existem outros focos na estante. Só tempo dirá. Por mim eu mergulharia a estante em um tanque de veneno e deixaria escorrendo e secando bem longe de casa.
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim;
Há várias opções no mercado de veneno para o controle e eliminação desses pequenos e inconvenientes insetos.

ATENÇÃO! Eu disse VENENO. Todo o cuidado é pouco.
Use luvas, camisa de manga comprida, máscara e óculos de proteção.

Se vocês forem tratar algum móvel da cozinha, é de extrema importância retirar todos os utensílios, panelas e comidas. Deixe-os bem longe do local da aplicação. Só use o armário, no mínimo, depois de três dias e após limpeza com pano úmido. Lave os utensílios antes de usar. Não era o nosso caso, felizmente. Nossa estante abriga livros e papeis. 

Além do veneno compramos seringa e agulha grossa para injetar nos pequenos orifícios encontrados.

Meu marido atacou a estante e eu a bandeja.

Escolhemos um dia que nossos filhos passariam muito tempo fora de casa. Embora não sejam mais crianças, não havia motivo para expô-los ao veneno.

Retiramos os livros e prateleiras da estante. Vistoriando cada um deles.
Calçamos as luvas, abrimos as janelas e começamos o trabalho.

Na bandeja como a maior incidência estava no fundo, eu resolvi ir além. Virei a bandeja e cavuquei alguns orifícios com uma chave de fenda. Abri um verdadeiro rombo na bandeja. Se for pra combater de maneira efetiva, que o seja plenamente. Vejam o buraco e o dano da “polia” na madeira.
Aparentemente, o dano de minha intervenção pode parecer maior. Mas, não se deixe enganar. O cupim vai comendo a madeira até ficar apenas uma fina camada que não suporta e rompe. Se isto acontecer, o móvel ou objeto de madeira não terá mais salvação.
Limpamos o local dos dejetos de cupim, digo polia. Facilita a detecção dos orifícios de saída e posteriormente verificar novos focos. Espero que não surjam.

Outra coisa que se pode observar é a cor da madeira usada. Clara. Sempre ouvi que madeira escura é mais resistente do que madeira clara. As madeiras claras são consideradas macias ou moles o que favorece a ação de cupins. A cor escura da bandeja foi obtida com uso de verniz escuro. Madeira de lei coisa nenhuma. Eu me senti enganada duplamente. Afffffffffffffffffffffff.
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim;
Não sei quem destruiu mais. Ela (a polia) ou eu. Isto é que é cortar o mal pela raiz. kkkkkkkkkkkkkkkk.

Tenho a impressão que meu marido ficou aliviado por ter assumido a estante. Mesmo não tendo feito nenhum comentário, o alívio foi visível. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Não reclamei. Estava muito ocupada pensando em uma forma de tapar o buraco. Pelo menos é no fundo.
Limpamos o local dos dejetos de cupim, digo polia. (Meu marido prefere que eu diga polia, embora eu não ache que faça muita diferença pelos danos já ocorridos). Facilita a detecção dos orifícios de saída e posteriormente verificar novos focos. Espero que não surjam.

Começamos a injetar o veneno inicialmente com a mangueirinha do próprio produto e posteriormente com o auxílio da seringa. Eu na bandeja e meu marido na estante.
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim;
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim;
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim; 
Como alguns pontos com buracos de cupim não estavam com a madeira "fofa" (a sensação é de uma pequena película de madeira por fora e oca por dentro), não abri outras "crateras" na bandeja. Para os orifícios menores usei a seringa com agulha. 

Encharquei a madeira com bastante veneno. 
Após a aplicação do veneno é preciso deixa-lo agir.
Na estante assim que o veneno foi aplicado, o resultado foi instantâneo. Vários cupins mortos. Não sei de onde saiu tanto "bicho".
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim;
Isolamos a sala em questão.  O cheiro do veneno é bem forte e ativo.

Retiramos as luvas, descartando-as e lavamos vigorosamente as mãos.

Felizmente, o feriado de São João chegou para nos salvar. De malas prontas, fechamos a casa e fomos passar um agradável final de semana em uma fazenda de amigos.

                MARAVILHA!!!
 
Estava precisando disso. Lugar maravilhoso com muito verde, comidas típicas e gostosas, pessoas encantadoras e amigas. O que mais eu poderia querer? Por um momento consegui me desligar do problema da polia. Afinal não havia mais o que fazer, agora era a vez do veneno desempenhar sua função.

O momento era de relaxamento.
Como tudo que é bom, o final de semana acabou.

Sem stress, desfiz as malas, separei as roupas pra lavar, limpei os sapatos antes de guardar, recoloquei as malas no lugar.

Hora de ver o resultado final. Ponto positivo: sem montinhos de “dejetos” na estante ou bandeja. Sabemos que teremos que inspecionar a estante e bandeja com frequência. Aqueles focos, aparentemente, foram destruídos. Outros podem aparecer. Será uma tremenda trabalheira, tirar e recolar livros de tempo em tempo.

Agora era a hora de recuperar o estrago feito na bandeja. Aquele que meu marido gentilmente não criticou.

A solução vinha se formando em minha mente na viagem de retorno.  Cola + serragem. E depois de bem seca, verniz em toda superfície da bandeja. Importante que a bandeja não fosse guardada sobre nenhum móvel de madeira, sob o risco de contaminação em caso de ter permanecido algum foco não tratado.

Separei uma pequena quantidade de serragem fina e misturei cola branca extra forte (também serve cola de madeira).
Misture bem até ficar uma pasta homogênea.
Quando mais fina a serragem for, melhor o resultado. O ideal é que o tom da serragem seja o mais próximo  possível da madeira. Mas como, de qualquer forma, terei que finalizar com pintura ou verniz ou outro acabamento, usei a que consegui.
Depois é só preencher os buracos com a mistura de serragem. Procure tampar todos os buracos, inclusive aqueles pequenos de saída dos dejetos. 
Limpe a superfície ao redor, tirando o excedente da massa. Deixe secar bem.

Ao secar totalmente a massa encolhe, sendo necessário acrescentar mais massa. Aguarde novamente a secagem. Observe que a massa escure com a secagem.
Se preferir use massa para madeira, vendida em casas de material de construção. Como a quantidade que eu queria era pequena resolvi usar a serragem com cola.
Para agilizar a secagem use um secador de cabelo. 
Depois é só lixar. O ideal é tirar todo o verniz do fundo. Envernizar na tonalidade da bandeja ou inovar?
Estou pensando em colar um feltro no fundo da bandeja, desta forma irei proteger os outros móveis de possíveis arranhões. 

Por enquanto, resolvi deixa-la de quarentena em cima do freezer. Quero observar se aparecem novos sinais de "polia" (CUPIM). Além do mais, quero que fique bastante tempo arejando para eliminar totalmente o cheiro do veneno.

Espero que vocês não enfrentem problema parecido, mas se acontecer, o jeito é arregaçar as mangas e partir pra ação. O tempo é inimigo do móvel em se tratando de cupim ou polia. Nada de perder tempo.

Se não quiser usar veneno ou perder o móvel, a única solução que resta é comprar um belo exemplar de TAMANDUÁ.

Isto mesmo, depois de algumas pesquisas, descobri que só existem três tratamentos para o caso de cupim ou polia:

VENENO ou FOGO ou TAMANDUÁ.

Eu particularmente, apesar de todo o inconveniente, indico a primeira opção. Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs...

No mais, muito cuidado com o lugar que compram móveis, vale a pena pesquisar sobre a fábrica. O trabalho com certeza irá evitar surpresas desagradáveis no futuro. 

BOA SORTE!!!

-=-=-=-=-=-=-=-=
ATUALIZAÇÃO: DEZ 2014

A POLIA (CUPIM) VOLTOU A ATACAR MINHA ESTANTE.

Agora é guerra total. Não tem mais meio termo. Ou o problema é resolvido ou eu despacho a estante para o lixão.
Meu marido que adora esta estante, quase que enfartou. rsrsrsrsrsrs.
Mas, eu estou falando sério.
O problema na bandeja foi sanado totalmente. Já na estante, voltou. Eu acho que isto foi porque meu marido não foi tão radical como eu fui com a bandeja. Eu praticamente rasguei o fundo da mesma. Ele optou em apenas injetar o veneno onde havia os orifícios de desova daqueles grãozinhos característicos da polia.
Vejam o que os danados fizeram em um dos meus livros.
Que abuso!
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim;
Desta vez convenci meu marido a procurar ajuda profissional. O problema parecia mais grave do que imaginávamos.
Fizemos novo contato com firmas de dedetização. A FGenes. Que orientou a substituição do móvel ou, no caso do móvel ser de estimação, a recuperação com a substituição da madeira contaminada por marceneiros. Segundo esta firma, os técnicos teriam que furar o móvel em vários pontos para injetar o veneno o que provavelmente iria danificá-lo e necessitar do marceneiro e da troca das partes estragadas. Eles não dão garantia contra danos ou retorno da infestação. Ou seja, iríamos gastar mais do que se contratássemos apenas o marceneiro.
Foi o que fizemos. Contratamos um marceneiro que trocou as madeiras contaminadas e envernizou o móvel para ficar com o mesmo aspecto. Mas, é preciso acompanhar todo o processo para que realmente todas as madeiras sejam trocadas. Optamos que o serviço fosse feito em nossa casa para um acompanhamento mais próximo. Ele apenas levou a parte que precisava mudar e deu o acabamento aqui em casa.
Pedimos um orçamento prévio para ver se compensava o serviço ou seria melhor comprar outro móvel.
Fizemos o serviço com o Sr Sandro (tel 98534-6454) entre dez/2014 e jan/2015. 
Desocupamos todo o móvel antes da avaliação do marceneiro. Retiramos outros móveis de madeira (sem contaminação) do ambiente para evitar transferência da polia ou "cupim" durante o serviço. 
Nossa estante praticamente foi desmontada para a caça ao cupim. A estante é composta por vários blocos que são unidos e empilhados.
Gostei de trabalhar com este marceneiro. Muito paciente e profissional. (Acreditem, para fazer o trabalho em minha casa, com o nível de estresse que eu estava, haja paciência. kkkkkk)
Durante todo o processo, o aspirador foi de suma importância. Evitando que a poeira e resíduos de madeira com o cupim, atingissem outros móveis da casa. Amamos móveis de madeira.
A medida que o móvel ia sendo desmontado, e encontrávamos algum foco, íamos passado o veneno para cupim. Sempre que ao bater na madeira o som fosse "oco", não tínhamos piedade e furávamos a madeira com uma chave de fenda e injetávamos o veneno. Impressionante a quantidade de insetos mortos. Varias partes do móvel foram retiradas pelo marceneiro.
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim;
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim;
cupim; polia; restauração de móvel; recuperação de móvel; ginocupim;
O serviço que iniciou-se em dezembro. Foi interrompido por um período de 15 dias e só retornou na metade de janeiro. Achei até bom para dar tempo ao veneno de agir e sair o cheiro. Aproveitamos e visitamos o sul do Brasil. Nestes momentos, é preciso despoluir a mente. Eu precisava de me afastar daquilo. rsrsrsrsrsrsrs. Resolvemos ir para o extremo oposto do país. 😂😂😂😂😂. Isto é que é fuga.
Mas, nem fiquem preocupados. Antes de viajar, passamos mais um pouco de veneno no móvel, descartamos os animais mortos no lixo, trancamos as janelas e portas. E..., tchau!
Voltamos de viagem e encontramos a bagunça nos aguardando. Porém, sem presença de polia ou cupim. 
Ligamos para o marceneiro que neste ínterim preparou as peças que seriam substituídas para concluir o serviço.
Antes de remontar o móvel novamente passamos Jimo Cupim (pode ser outro inseticida) em todas as peças para prevenir novas incidências. Usamos máscara e luvas neste momento.
Os livros e revistas da estante foram examinados um a um para descartar os com foco do inseto. Serviço que tem que ser feito com calma e muita atenção pelos próprios donos. Mas, nada de estresse. Vá empilhando os livros por assunto à medida que for limpando. Um bom momento para doar alguns que não interessam mais.
Até agora não observei nenhum pó que indique nova infestação. Deu bastante trabalho, mas o preço foi mais em conta do que de outros marceneiros que sondamos. Vale fazer vários orçamentos antes da decisão final.
A vigilância segue quase diariamente. Sempre passo na estante e abro suas portas para procurar por algum vestígio de nova infestação. 
Depois da estante montada, foi a vez de retornar os livros e revistas ao seus devidos lugares.
Minha sala de visita (que estava abarrotada de coisas), voltou a ficar arrumada. 
UFA! Que trabalhão. Logo em nossas férias de janeiro. rsrsrsrsrsrs. Mas, ainda assim achamos um tempinho para um passeio e arejar a mente. No balanço geral, o saldo foi extremamente positivo.
-=-=-=-=-=-=-=-=
NOVA ATUALIZAÇÃO: JUL 2019

Continuamos sem polia. "Aleluia, aleluia, aleluiaaaa". 

Depois de tanto tempo, acho que não volta mais. Mas, como não quero me aborrecer novamente, continuo na tocaia. Sempre procurando "montinhos" no móvel. 
Mas, gostaria de compartilhar com vocês algumas informações que tenho recebido dos leitores do blog. 
Eu não conheço os produtos mencionados. Mas, como o produto que usei é muito forte, saber que existe um menos tóxico é maravilhoso. Então, eu quis compartilhar com quem estiver com o mesmo problema. Espero que alguém possa se beneficiar.
As informações estão nos comentários, mas sei que nem todo mundo lê os comentários, então, lá vai:

OSVALDO LOPES, 2015:
O melhor produto para acabar com cupins, brocas, polias e formigas é o "Ecoatta", não tóxico e sem cheiro, contamina e extermina a colônia inteira!

BETHE FINELLI, 2019:

Ela também passou por situação similar e conseguiu resolver o problema com um produto natural e menos tóxico, da "Biotec à base de NEEN", um óleo indiano ( ela não tem certeza do nome). Ela usou duas ampolas pequenas diluídas em um litro de água e borrifou bastante a madeira infectada!! Segundo ela, a infestação nunca mais apareceu no local e alega ter sido uma ótima opção!
Beth que mora em BH, comprou o produto numa floricultura na rua da Bahia, próxima da esquina com a Av. do Contorno. O produto não tem na internet e não sei se é encontrado em outras regiões.

Volto a lembrar que não conheço os produtos. Alguém mais conhece ou já utilizou algum com sucesso?

Se tiverem passado por situação semelhante, deixe um comentário abaixo com sua experiência e soluções para o problema. Se tiverem dúvidas, escrevam, irei responder o mais rápido possível.
Se gostaram da postagem, compartilhem a ideia.
Por hoje é só. Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Abraços a todos os amigos, familiares e visitantes.
    BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
    Obrigada pela visita!!! 
    Voltem sempre!!!
    Abaixo, deixo uma relação de outras postagens do blog.


    18 comentários:

    1. legal, foi tudo feito certo, recentemente comprei uma mesa que era pra ser de madeira de lei, e com cupim, eu ja comprei sabendo que estava com cupim, já decidido a trata-la. o cupim era só no meio do tampo, quando comecei a procurar os rastros de madeira por baixo do tampo descobri que ela era feita do mesmo jeito que sua bandeja, somente a borda do tampo era madera de lei, e ar armação dos pés com os pés. Então os cupins só atacaram o meio do tampo. no moento o tampo ela embebido em veneno e vedado dentro de um saco, vou deixar uma semana e depois vou preencher os "camnions" que os cupins deixaram da mesma maneira que voce.

      espero que tenham sumido de vez seus cupins.

      Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Deivi, até o momento não observei "novos" invasores em minha estante. Espero que a solução tenha sido definitiva. Mas, é preciso manter uma certa vigilância. Estes bichinhos são silenciosos.
        Espero que você tenha sorte com sua mesa. Se você preferir um acabamento melhor para o tampo de madeira, pode usar uma massa própria para preencher os buracos. Vende em casa especializada em materiais de construção (massa para madeira). Um abraço.

        Excluir
      2. Olá Deivi, seu problema com a mesa resolveu?
        Minha estante voltou a ter problema em dez 2014. Fizemos um ataque mais agressivo desta vez com ajuda de um marceneiro, coloquei uma atualização acima. Abraço.

        Excluir
    2. Bom dia, parabéns pelo blog. Acredito que o melhor produto para acabar com cupins, brocas, polias e formigas é o Ecoatta, não tóxico e sem cheiro, contamina e extermina a colônia inteira !

      ResponderExcluir
    3. Preciso tomar coragem e vasculhar um orgão que tenho em casa. Acho que ele está com poliasinhas...rsss....Obrigada pela dica. Vou fazer rapidinho antes que piore!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tânia, não demore muito. Este bichinho é pequeno, mas bem cruel com os móveis. Tome coragem e mãos à obra. Tente localizar o ninho para um combate mais direto.
        Boa sorte e um forte abraço.

        Excluir
    4. Que Saga kkkkkk. Que bom que conseguiu resolver o problema.

      ResponderExcluir
    5. Essa sua estante aparentemente é feita de um material antigo, placas com miolo de pinus revestidas com lâmina de madeira nobre. Pinus é um verdadeiro manjar para os cupins, eles furam a lâmina para ter acesso à madeira branca do interior. É um material ultrapassado, hoje tempos placas com miolo de MFD ou aglomerado revestidas de lâminas de lei. Esse material possui cola em sua composição, o que espanta os cupins.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É verdade, Juliano.
        Apesar de ser uma réplica já tem alguns anos.
        Eu acredito que o apenas a estrutura de sustentação seja de madeira de lei, e, para o restante, tenha sido usado uma madeira inferior.
        Ainda assim não quis perder a estante que tem uma linda forma.
        Felizmente, depois de 2014 não tivemos mais "surpresas". Continuo atenta e vez ou outra vasculho a estante procurando os temidos pozinhos.
        Obrigada pela atenção e visita.
        Um abraço.

        Excluir
      2. A sustentação é de madeira de lei e as lâminas também, são elas que dão a beleza ao móvel. De inferior, só as chapas internas de pinus, que até são bem resistentes, o problema são os cupins. Mas o negócio é estar sempre atento. Abços!

        Excluir
      3. Adoro móveis de madeira. Mas, não sou a única, os cupins também adoram. Obrigada pelos conselhos. Um abraço.

        Excluir
    6. Eu tenho ódio, tenho livros, cadernos, roupas no guarda roupa e hoje fui desmontar para amanhã instalarem outro que comprei. As vezes os cupims voagam pelo quarto de noite, ficava fazendo barulho, pequenos estalos e vários livros e partes do guarda roupa foram destruídos. Hoje ao desmontar deu pra ver a destruição, o armário estava em pe mas por dentro estava cheio de buraco. Espero que o novo guarda roupa dure tão bem quanto ele.

      ResponderExcluir
    7. João Victor, é realmente um martírio. Nem dá pra entender como o móvel ainda fica em pé.
      Felizmente, depois da última aparição dos cupins, minha estante está sem sinais da praga. Acho que consegui resolver. Mas, foi uma novela.
      Espero que seu problema resolva com o novo armário. Antes de transferir seus livros, cadernos e roupas para o móvel novo, faça uma varredura em cada peça. É melhor prevenir do que remediar.
      Um abraço e volte sempre.

      ResponderExcluir
    8. Olá, boa tarde!
      Tive o mesmo problema numa estante aqui em casa. Perdi um metro2 de livros!!
      Na época resolvi usar um produto natural chamado Biotec (se não me engano)
      Usei duas ampolas pequenas diluídas em um litro de água e borrifei bastante a madeira infectada!! Nunca mais apareceram no local, foi ótimo!
      Infelizmente, a pessoa que fabrica o produto não tem contato pela internet.
      Aqui em BH, compro numa floricultura na rua da Bahia quase esquina de Av. Do Contorno.
      Eu acho que o produto é a base de NEEN, um óleo indiano.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Beth.
        Até o momento não tivemos mais infestação. A última foi em 2014. Nossa, parece tanto tempo, mas ainda me lembro do stress.
        Na época não encontrei o produto que você indica, talvez já tenha no Recife. Como não precisei mais, não sei informar.
        Entretanto acho importante sua dica, para quem estiver com este problema. O produto que usei é muito forte e saber que existe um menos tóxico, é maravilhoso.
        Obrigada pela informação, vou atualizar o blog colocando o nome do mesmo para que outros possam se beneficiar. Um forte abraço e volte sempre.
        Teresa Cintra

        Excluir
    9. Olá! Muito bem contada essa história, um verdadeiro romance!
      Ou drama, né? Olha, será que esse marceneiro continua na ativa?
      Um abraço e parabéns pelo blog e pela vitória contra as polias!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bom dia, Priscila.
        Realmente foi um super drama, quase uma novela. Ainda procuro por "bolinhas" na estante. Felizmente, não apareceram mais.
        Com relação ao marceneiro, nunca mais tivemos contato. Ele era relativamente novo na época (2014), então acredito que esteja na ativa. O nome dele era Sandro e morava em Recife-PE. Na postagem coloquei o telefone de contato dele (98534-6454), mas não tenho certeza se é o mesmo ou se ele mudou de cidade.
        Se você estiver com um problema similar, não espere para procurar ajuda. O maior dano no móvel não é visível por fora. Quando os montinhos de bolinhas aparecem, o cupim já está bem instalado e com uma grande colônia. Então, corra pra salvar o seu móvel.
        Espero ter ajudado.
        Forte abraço e boa sorte.

        Excluir

    Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
    Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
    Um forte abraço!